Polícia

Brasil registra recorde de apreensão de drogas em 2025

Dados do Ministério da Justiça mostram que mais de 1,6 mil toneladas de entorpecentes foram retiradas de circulação no ano passado

• Atualizado em

Mais de 1,6 mil toneladas de drogas saíram das mãos dos criminosos em 2025, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foram quase 4 mil e 500 apreensões por dia, um aumento de mais de 5% em comparação ao ano anterior. Quase 90% da droga apreendida era maconha. O volume foi o maior dos últimos cinco anos, segundo as autoridades policiais.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Nesta semana, um casal foi preso na estrada em Itu, no interior de São Paulo. Dentro do carr deleso, foram encontrados 120 quilos de maconha e 80 de skunk, um derivado ainda mais potente da droga.

Na última quarta-feira (11), em Guaíra, no Paraná, mais de três toneladas de maconha estavam escondidas no meio de uma carga de soja. O caminhão saiu de Mato Grosso com destino a Santa Catarina. O motorista foi preso.

Além das apreensões, as ocorrências policiais envolvendo drogas também cresceram no país. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram 589 ocorrências por dia, um aumento de 16,9%.

A explicação para o aumento das apreensões de maconha, segundo o advogado criminalista Rafael Paiva, foi a recente descriminalização do porte da droga para consumo pessoal feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“O indivíduo que consome maconha ou está portando maconha para consumo pessoal não comete mais um crime. Não significa que a droga foi legalizada. Ela continua sendo proibida, mas o consumo pessoal não é crime.”

Com o aumento da demanda, a conclusão lógica, segundo o especialista, é que a mudança pode impactar o mercado ilegal.

“Já que agora não é mais crime, eu vou usar. Isso faz aumentar a demanda pela droga e, consequentemente, com o aumento da demanda, há mais droga sendo produzida, chegando ao nosso país e mais droga apreendida também.”

Últimas Notícias