Zelensky quer cessar-fogo, mas diz que ceder território para Rússia não será possível
Durante cúpula na Polônia, presidente ucraniano afirmou que guerra precisa acabar de forma justa e alertou sobre movimentações russas em Belarus

SBT News
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a defender o fim da guerra com a Rússia, mas reforçou que não aceitará entregar parte do território ucraniano como condição para a paz. A declaração foi feita nesta terça-feira (29), por videoconferência, durante uma cúpula internacional na Polônia.
+ Brasil pede que ONU declare ilegal bloqueio de ajuda humanitária de Israel a Gaza
Zelensky afirmou que o conflito deve terminar de maneira justa, sem qualquer benefício territorial para o presidente russo Vladimir Putin.
Ele também alertou sobre uma possível movimentação militar da Rússia em Belarus, alegando que Moscou estaria usando exercícios conjuntos, marcados para setembro, como justificativa para outras ações.
Em resposta, o Kremlin acusou a Ucrânia de ignorar propostas de diálogo apresentadas por Putin. O porta-voz russo Dmitry Peskov afirmou que Moscou está aberta a negociações, mas que não pode avaliar a recente proposta de cessar-fogo de 30 dias feita por Zelensky sem resolver todas as "nuances" do conflito.
EUA: Trump completa 100 dias de governo com queda de popularidade
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem buscado mediar um acordo entre os dois países, sugeriu que Kiev poderia abrir mão da Crimeia — região anexada pela Rússia em 2014 — como parte de um possível tratado de paz. Zelensky, no entanto, descartou publicamente qualquer concessão territorial.
Os EUA também teriam sinalizado que aceitariam a manutenção russa sobre cerca de 20% do território ucraniano, atualmente sob controle de Moscou desde o início da invasão em 2022, como parte de uma proposta de acordo. Kiev, porém, mantém a posição firme de que não aceitará perder nenhuma área nacional.
+ Juíza dos EUA recebe suspensão após ser acusada de ajudar imigrante a fugir de agentes federais