TSE diz que Boletim de Urna nas eleições brasileiras é "um relatório totalmente auditável”
Manifestação veio após Maduro contestar, sem provas, fiscalização e segurança do pleito nacional
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse ao SBT News que “o Boletim de Urna (BU) é um relatório totalmente auditável” e indicou uma série de publicações aos leitores sobre informações de fiscalização e segurança das eleições brasileiras (confira abaixo). Manifestação veio após falas do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que afirmou, sem provas, que "no Brasil, nem um único boletim de urna é auditado".
+ Maduro diz, sem provas, que eleições não são auditadas no Brasil
BU: trata-se de uma espécie de comprovante, como um extrato bancário, em que se contabiliza quantos votos cada candidato recebeu naquela seção eleitoral, naquela urna eletrônica, naquele dia de votação. "Na prática, o BU é a apuração dos votos daquela urna, que é feita automaticamente, ali mesmo na seção eleitoral, diante de quem quiser assistir, sem nenhuma interferência humana", diz a Corte Eleitoral.
Maduro, no cargo desde 2013, reclamou de críticas e suspeitas sobre o processo eleitoral na Venezuela. Além do Brasil, o venezuelano também criticou processos de apuração eleitoral nos Estados Unidos e na Colômbia, onde, de acordo com ele, os votos também não são auditados.
Maduro x Lula
As falas vêm após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dizer que ficou "assustado" com a declaração de Maduro sobre possível "banho de sangue" na Venezuela caso ele seja derrotado. Na ocasião, Lula disse que "quem perde as eleições toma um banho de voto". Sem citar o brasileiro, Maduro sugeriu: "Quem se assustou que tome um chá de camomila".
A eleição presidencial na Venezuela está marcada para domingo, 28 de julho. O TSE enviou dois observadores para acompanhar o pleito.
+ Brasil Agora: Maduro rebate Lula sobre "banho de sangue"
Lula e Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) ainda não se manifestaram oficialmente sobre ataques de Maduro ao sistema eleitoral brasileiro.
Consulte publicações oficiais do TSE acerca:
+ Você já ouviu falar do Boletim de Urna, mas sabe o que ele é? Tire suas dúvidas;
+ Comprovantes atestam a transparência e a segurança da urna no dia da eleição;
+ Auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais ocorrem antes, durante e após eleição;
+ Fato ou Fake? É falso que urna eletrônica não permite recontagem de votos;
+ Faltam 3 meses para as eleições: conheça 6 oportunidades de fiscalização da urna.