Trump estende prazo de tarifas sobre os produtos da China por mais 90 dias
Trégua entre Washington e Pequim reduziu taxas de ambos os lados após escalada na guerra comercial com tarifaço dos EUA

SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (11) uma ordem executiva que prorroga por mais 90 dias a suspensão das tarifas norte-americanas sobre importações chinesas.
A trégua, que venceria em 12 de agosto, foi estendida para permitir a continuidade das negociações comerciais entre Washington e Pequim.
A guerra tarifária entre as duas maiores economias do mundo se intensificou em abril deste ano, quando Trump anunciou tarifas adicionais contra a China.
A medida elevou a taxa sobre produtos chineses para 34%, somadas aos 20% já cobrados anteriormente. Em resposta, o governo chinês impôs tarifas extras de 34% sobre as importações americanas.
Ainda assim, o conflito comercial continuou escalando quando Trump ameaçou aumentar as tarifas em mais 50% caso a China não recuasse.
Pequim respondeu elevando suas taxas para 84%, igualando o aumento aplicado pelos EUA.
Em 12 de maio, os dois países chegaram a um acordo temporário para reduzir as chamadas “tarifas recíprocas”. As taxas americanas caíram de 145% para 30%, enquanto as tarifas chinesas foram reduzidas de 125% para 10%.
Leia também:
+ Macron diz que plano de Israel para Gaza é desastre prestes a acontecer
+ Haddad diz que reunião com secretário dos EUA foi cancelada após atuação de Eduardo Bolsonaro
+ Trump diz que assumirá controle da polícia da capital dos Estados Unidos