Trump diz que “não deveria ter deixado” a Casa Branca após perder eleição de 2020
Ex-presidente dos EUA e candidato republicano voltou a alegar fraude eleitoral no pleito
O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano às eleições Donald Trump afirmou que “não deveria ter deixado” a Casa Branca após perder o pleito de 2020 para o presidente Joe Biden. A declaração foi feita durante um comício em Lititz, no estado da Pensilvânia, no domingo (3) – dois dias antes da eleição presidencial deste ano.
“Tínhamos a fronteira mais segura da história do nosso país no dia em que eu parti. Eu não deveria ter partido. Quer dizer, nós nos saímos tão bem”, disse.
Trump vem se recusando a aceitar a derrota para Biden desde 2020. Naquele ano, o republicano disse repetidamente a assessores que permaneceria na Casa Branca e que não deixaria Biden assumir o controle do país, alegando fraude eleitoral. A teoria acabou incentivando a invasão ao Capitólio por seus apoiadores, em janeiro de 2021.
As alegações de Trump sobre fraude eleitoral continuaram ao longo da campanha eleitoral deste ano. Em comícios e entrevistas, o ex-presidente disse várias vezes que só poderia perder para a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris se o pleito fosse fraudado. “Os democratas lutam muito para roubar”, já afirmou ele.
+ Trump assistiu à invasão do Capitólio bebendo refrigerante, diz procurador
As sondagens eleitorais apontam para uma disputa acirrada no país. A mais recente pesquisa do The New York Times, divulgada no domingo, apontou empate técnico, dentro da margem de erro, entre Trump e Kamala em quatro dos sete estados decisivos para o pleito: Geórgia, Carolina do Norte, Nevada e Wisconsin.