Eleições nos EUA: Pesquisa mostra Kamala Harris com pequena vantagem sobre Donald Trump
Levantamento do New York Times/Siena College tem Democrata liderando em quatro estados, mas dentro da margem de erro
A mais recente pesquisa New York Times/Siena College, divulgada neste domingo (3), pelo jornal norte-americano, indica uma corrida presidencial extremamente disputada nos Estados Unidos. A democrata Kamala Harris lidera, dentro da margem de erro, em quatro estados-chave: Geórgia, Carolina do Norte, Nevada e Wisconsin.
Donald Trump mantém a dianteira no Arizona, enquanto Michigan e Pensilvânia apresentam um empate técnico entre os candidatos. A pesquisa Siena College é considerada uma das mais precisas do país.
Comparando com levantamentos anteriores, Harris avançou em Nevada, Carolina do Norte e Geórgia, mantendo-se estável em Wisconsin. Trump, por sua vez, oscilou negativamente em Nevada, Geórgia, Arizona e Carolina do Norte, permanecendo estável em Wisconsin e Michigan.
+Kamala Harris: a trajetória da vice-presidente que busca fazer história nos EUA
A vice-presidente parece estar ganhando força no Sun Belt - extensa faixa no sul do país que se estende da Flórida à Califórnia - enquanto Trump mantém sua vantagem no Arizona. A disputa na Pensilvânia, antes favorável a Harris, agora está empatada, tornando-se um estado crucial para ambas as campanhas.
Entre os eleitores que decidiram seu voto recentemente, Harris lidera com 55% contra 44% de Trump. Aproximadamente 40% dos entrevistados nos sete estados já votaram, com Harris vencendo esse grupo por uma margem de oito pontos percentuais, aponta o The New York Times.
+Donald Trump tenta voltar à Casa Branca após mandato controverso
Assessores de Harris adotaram um tom mais otimista, afirmando que ela está à frente nos estados necessários para atingir 270 votos no Colégio Eleitoral. Chauncey McLean, presidente de um grupo de apoio a Kamala, declarou que "a trajetória da eleição está cada vez mais a seu favor".
Com mais de 70 milhões de americanos já tendo votado, a corrida presidencial se encaminha para um final emocionante, com ambos os candidatos tendo caminhos possíveis para a vitória. O "Dia D" das eleições norte-americanas acontece nesta terça-feira, 5 de novembro.