Trump critica apoio do Canadá à Palestina e diz que decisão atrapalha acordo comercial
Presidente dos EUA criticou decisão canadense de reconhecer o Estado palestino e afirmou que medida dificultará acordo comercial

Vicklin Moraes
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou na madrugada desta quinta-feira (31) a decisão do Canadá de apoiar o reconhecimento do Estado da Palestina. Segundo o republicano, a medida irá atrapalhar as negociações comerciais entre os dois países. A declaração foi dada em sua rede social, Truth Social, Trump havia definido uma tarifa de 35% sobre importações canadenses que entrará em vigor nesta sexta-feira(1).
+ Lei Magnitsky: O que pode acontecer na prática com Moraes após decisão dos EUA
“Uau! O Canadá acaba de anunciar que apoia o reconhecimento do Estado da Palestina. Isso vai tornar muito difícil para nós fecharmos um acordo comercial com eles. Oh, Canadá!!!”, escreveu.
O anúncio do governo canadense foi feito pelo primeiro-ministro nesta quarta-feira (30), informando que o país reconhecerá formalmente o Estado palestino durante a Assembleia Geral da ONU.
+Trump assina ordem para subir tarifas para 50% e cita "ameaça à segurança" dos EUA
A França foi o primeiro país a sinalizar apoio à causa palestina. Ao todo, 15 países assinaram um documento expressando o desejo de reconhecer o Estado da Palestina.
O presidente Emmanuel Macron havia dito que o país iria formalizar o reconhecimento em setembro, durante discurso em Nova York. A declaração francesa, no entanto, foi ironizada por Trump, que afirmou que ela “não tem peso” e “não mudará nada” na situação do Oriente Médio.