Publicidade
Mundo

Trump cancela agenda com Zelensky após discussão: "Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”

Presidentes dos EUA e da Ucrânia discordaram durante coletiva de imprensa e chegaram a bater boca, com Trump chamando o homólogo de "desrespeitoso"

Imagem da noticia Trump cancela agenda com Zelensky após discussão: "Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz”
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou a agenda que tinha com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após a discussão que os dois tiveram durante uma coletiva de imprensa no Salão Oval, na Casa Branca. Segundo Trump, o seu homólogo "desrespeitou os Estados Unidos da América" e pode "voltar quando estiver pronto para a paz.”

"Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. Muitas coisas foram aprendidas que jamais poderiam ser compreendidas sem uma conversa sob tanta pressão e tensão. É impressionante o que surge através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se os Estados Unidos estiverem envolvidos, porque ele sente que nossa participação lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero paz. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu estimado Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz.”, escreveu Trump na sua rede social Truth Social

Tudo começou quando, durante a coletiva de imprensa, Zelensky insistiu na necessidade de ceticismo em relação ao compromisso da Rússia com a diplomacia, citando os anos de promessas quebradas por Moscou no cenário global.

+ Trump e Zelensky batem boca durante encontro na Casa Branca

Zelensky tentou contestar, levando Trump a elevar a voz e dizer: “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas.”

“Você está apostando na Terceira Guerra Mundial, e o que está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria ter apoiado”, disse Trump.

“Você já disse ‘obrigado’ alguma vez?”, questionou Vance a Zelensky.

+ "Ucrânia - Histórias da Guerra": veja documentário inédito sobre os três anos do conflito

O presidente dos EUA argumentou que uma postura rígida contra Putin dificultaria qualquer tentativa de negociação para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Se eu não me alinhar com os dois lados, nunca teremos um acordo”, disse Trump. Ele ainda rejeitou as acusações de que estaria alinhado com o presidente russo: “Não estou alinhado com Putin. Estou alinhado com os Estados Unidos da América e, para o bem do mundo, estou alinhado com o mundo.”

Trump afirmou que a solução para o conflito não passa por endurecer a postura contra a Rússia. “Você quer ver firmeza? Eu poderia ser muito duro, mas desse jeito, você nunca vai conseguir um acordo”, declarou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade