Publicidade
Mundo

Vídeo: Trump e Zelensky batem boca durante encontro na Casa Branca

Presidente dos EUA chamou Zelensky de 'desrespeitoso' e disse que ele quer "brincar com a Terceira Guerra Mundial"

Imagem da noticia Vídeo: Trump e Zelensky batem boca durante encontro na Casa Branca
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, JD Vance, repreenderam o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante uma reunião no Salão Oval,na Casa Branca, nesta sexta-feira (28). O encontro, que foi televisionado, ocorreu enquanto Zelensky busca garantias de segurança dos EUA para seu país em troca de um acordo sobre minerais raros.

Durante a reunião, Trump e Vance classificaram as exigências do líder ucraniano como “desrespeitosas”, depois que Zelensky insistiu na necessidade de ceticismo em relação ao compromisso da Rússia com a diplomacia, citando os anos de promessas quebradas por Moscou no cenário global.

Tudo começou quando Vance disse a Zelensky: “Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval para tentar discutir isso diante da mídia americana.”

Zelensky tentou contestar, levando Trump a eventualmente elevar a voz e dizer: “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas.”

“Você está apostando na Terceira Guerra Mundial, e o que está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria ter apoiado”, disse Trump.

“Você já disse ‘obrigado’ alguma vez?”, questionou Vance a Zelensky.

+ "Ucrânia - Histórias da Guerra": veja documentário inédito sobre os três anos do conflito

+ Trump cancela agenda com Zelensky após discussão: "Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz.”

O presidente dos EUA argumentou que uma postura rígida contra Putin dificultaria qualquer tentativa de negociação para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Se eu não me alinhar com os dois lados, nunca teremos um acordo”, disse Trump. Ele ainda rejeitou as acusações de que estaria alinhado com o presidente russo: “Não estou alinhado com Putin. Estou alinhado com os Estados Unidos da América e, para o bem do mundo, estou alinhado com o mundo.”

Trump afirmou que a solução para o conflito não passa por endurecer a postura contra a Rússia. “Você quer ver firmeza? Eu poderia ser muito duro, mas desse jeito, você nunca vai conseguir um acordo”, declarou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade