Publicidade
Mundo

Trump assume controle da polícia de Washington e implanta Guarda Nacional na capital

Presidente norte-americano disse que objetivo é conter "onda de ilegalidade" na cidade; prefeita nega aumento de crimes

Imagem da noticia Trump assume controle da polícia de Washington e implanta Guarda Nacional na capital
Presidente Donald Trump | Reprodução
,
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, na segunda-feira (11), que assumiu temporariamente o departamento de polícia de Washington e que enviou 800 soldados da Guarda Nacional para a cidade. A medida, segundo o republicano, visa conter uma “onda de ilegalidade”, composta por crimes violentos.

"Nossa capital foi tomada por gangues violentas e criminosos sanguinários", disse Trump em entrevista coletiva na Casa Branca. "Se precisarmos, faremos a mesma coisa em Chicago, que é um desastre", acrescentou o presidente.

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, rebateu as afirmações de Trump, dizendo que a cidade "não está sofrendo um salto de crimes". Ela destacou, inclusive, que os crimes violentos atingiram o nível mais baixo em mais de três décadas no ano passado, caiu 26% nos primeiros sete meses de 2025, depois de cair 35% em 2024.

Apesar de discordar do presidente, Bowser afirmou que trabalhará com o governo federal para garantir a segurança na capital. O procurador-geral da cidade, Brian Schwalb, por outro lado, chamou as ações de Trump de "ilegais" e disse que seu escritório estava "considerando todas as nossas opções".

+ Trump quer expulsar os sem-teto de Washington e mandá-los para "longe da capital"

Essa é a segunda vez que Trump envia tropas para uma cidade governada pelos democratas. Um julgamento federal começou nesta semana, em San Francisco, sobre se Trump violou a lei nacional ao enviar tropas da Guarda Nacional para Los Angeles em junho sem a aprovação do governador da Califórnia, Gavin Newsom.

Publicidade

Assuntos relacionados

Estados Unidos
Donald Trump
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade