Trump ameaça Brics com tarifa de 10% e critica Putin por guerra na Ucrânia
Presidente dos EUA diz que novas medidas comerciais visam a fortalecer indústria norte-americana

SBT News
com informações da Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (8) que os países pertencentes ao Brics – bloco que reúne nações emergentes, entre elas o Brasil – receberão em breve uma tarifa de 10% sobre suas exportações aos EUA. O republicano também anunciou que vai impor uma tarifa de 50% sobre o cobre importado, em uma medida para estimular a produção nacional do metal. As declarações foram feitas durante uma reunião com membros do gabinete na Casa Branca.
+ Homem morre após ser sugado por motor de avião na Itália
No encontro, Trump foi questionado sobre a retaliação aos países que adotarem políticas consideradas "antiamericanas" em alinhamento com os Brics. O presidente confirmou a tarifa adicional e criticou a tentativa do grupo de reduzir o uso do dólar em transações comerciais.
"Se eles quiserem jogar esse jogo, tudo bem, mas eu também sei jogar. Qualquer um que fizer parte do Brics receberá uma tarifa de 10% muito em breve", declarou Trump.
O republicano também disse estar insatisfeito com o presidente russo Vladimir Putin, e afirmou que estuda impor novas sanções contra Moscou. Ele expressou preocupação com o aumento do número de mortes na guerra entre Rússia e Ucrânia. "Recebemos muitas besteiras lançadas contra nós por Putin”, afirmou Trump, sem detalhar quais seriam as medidas.
+Homem é chifrado e pessoas ficam feridas em corrida tradicional na Espanha
Tarifa sobre o cobre
Outro anúncio feito nesta terça-feira foi a tarifa de 50% sobre o cobre importado, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva norte-americana do metal. O cobre é considerado um insumo estratégico, utilizado em veículos elétricos, equipamentos militares, redes elétricas e produtos de consumo. Após a fala de Trump, os contratos futuros do cobre na Comex dos EUA subiram mais de 10%.
Trump também informou que, nos próximos dois dias, enviará uma carta à União Europeia comunicando a imposição de tarifas sobre exportações do bloco aos Estados Unidos. A medida ocorre um dia após ele anunciar sanções tarifárias a 14 países, incluindo Japão e Coreia do Sul.