Publicidade
Mundo

Trump minimiza cessar-fogo após reunião sem acordo com Putin: ‘Muitas vezes não se sustenta’

Presidente dos EUA falou ser preciso um Acordo de Paz e disse que tem encontro marcado com o presidente ucraniano para segunda-feira (18)

Imagem da noticia Trump minimiza cessar-fogo após reunião sem acordo com Putin: ‘Muitas vezes não se sustenta’
O presidente dos EUA, Donald Trump | Joyce N. Boghosian/Official White House Photo
,
• Atualizado em
Publicidade

O encontro de sexta-feira (15) entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, terminou sem acordo de cessar-fogo de guerra na Ucrânia. No entanto, neste sábado (16), Trump disse que uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pode mudar tudo.

Segundo Trump, um "mero cessar-fogo" não seria suficiente: "A reunião com o Presidente Vladimir Putin, da Rússia, correu muito bem, assim como um telefonema noturno com o Presidente Zelenskyy, da Ucrânia, e vários líderes europeus, incluindo o respeitado Secretário-Geral da OTAN. Todos decidiram que a melhor maneira de pôr fim à terrível guerra entre a Rússia e a Ucrânia é chegar diretamente a um Acordo de Paz, que poria fim à guerra, e não a um mero Acordo de Cessar-fogo, que muitas vezes não se sustenta."

O presidente dos EUA disse também que, após a reunião com Zelenskiy, que acontecerá em Washington, na tarde de segunda-feira (18), ele poderá conversar com Putin novamente.

"Se tudo correr bem, agendaremos uma reunião com o Presidente Putin. Potencialmente, milhões de vidas serão salvas", disse Trump em uma publicação no Truth Social.

+ Mapa Mundi: Trump e Putin decidem futuro da guerra na Ucrânia nesta sexta

Post de Trump | Reprodução
Post de Trump | Reprodução

Próximo encontro entre Trump e Putin poderá ocorrer em Moscou

O encontro ocorreu nesta sexta-feira (15), no Alasca. Trump afirmou que os líderes avançaram em diversos pontos, mas não conseguiram superar o impasse sobre “provavelmente o aspecto mais significativo” da negociação.

+ Justiça autoriza quebra de sigilo telefônico de suspeito de matar gari em BH

“Muitos pontos foram acordados. Faltam apenas alguns poucos. Alguns não são tão significativos. Um deles é provavelmente o mais importante, mas temos uma boa chance de chegar lá. Não chegamos lá, mas temos uma boa chance de chegar lá”, disse em coletiva de imprensa.

Já Putin declarou que Moscou estabeleceu contatos “bons e diretos” com Washington, após um período difícil nas relações entre os dois países. Segundo ele, a Rússia está “sinceramente interessada” em encerrar o conflito na Ucrânia. O presidente russo ainda afirmou que o próximo encontro entre os dois ocorrerá em Moscou.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade