Três brasileiros estão entre os feridos em acidente que matou 16 pessoas no Elevador da Glória, em Lisboa
Itamaraty confirmou que dois brasileiros já tiveram alta e uma idosa segue internada; bondinho descarrilou e se chocou contra prédio
Vicklin Moraes
Três brasileiros ficaram feridos no acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, que deixou 16 mortos e 21 feridos na quarta-feira (3). A informação foi confirmada ao SBT News pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
Segundo o órgão, dois brasileiros já receberam alta, enquanto uma idosa permanece internada. Os nomes, idades e demais detalhes sobre os feridos não foram divulgados. Ainda segundo o Itamaraty, o Consulado do Brasil em Portugal não chegou a ser acionado e as informações foram repassadas por autoridades portuguesas.
+ Portugal decreta luto nacional por descarrilhamento de bondinho em Lisboa
O que aconteceu?
O bondinho amarelo do Elevador da Glória, que transporta passageiros por uma encosta íngreme entre a Praça dos Restauradores e o Bairro Alto, descarrilou por volta das 18h (14h em Brasília). O veículo perdeu o controle e se chocou contra um prédio, a poucos metros de outro vagão que estava parado mais abaixo na colina.
O sistema, inaugurado em 1885, é um dos principais cartões-postais de Lisboa e atrai milhares de turistas diariamente.
Segundo a polícia local, 38 pessoas estavam no bondinho no momento do acidente. Quinze morreram no local e uma no hospital durante a noite, informou Margarida Martins, diretora dos serviços de emergência de Lisboa.
As vítimas
Entre os mortos estão quatro portugueses, dois alemães, dois espanhóis e cidadãos da Coreia do Sul, Cabo Verde, Canadá, Itália, França, Suíça e Marrocos.