Portugal decreta luto nacional por descarrilhamento de bondinho em Lisboa
Acidente deixou 15 mortos e 18 feridos, incluindo uma criança; caso será investigado pelo Ministério Público

Camila Stucaluc
O governo de Portugal decretou luto nacional nesta quinta-feira (4) devido ao descarrilamento do Elevador da Glória, icônico bondinho e um dos principais pontos turísticos de Lisboa. O acidente, registrado no dia anterior, deixou 15 mortos e 18 feridos, incluindo uma criança.
Em comunicado, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o ocorrido, dizendo que orientou as autoridades públicas a prestarem todo o apoio necessário às vítimas e familiares. O mesmo foi dito pelo prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, que visitou os feridos no hospital, cinco deles com ferimentos graves.
“Lisboa está de luto. Este é um momento trágico para a cidade. Lamento profundamente as vidas perdidas e todo o sofrimento causado. Neste momento, o que importa é agir: apoiar as famílias, socorrer os feridos e garantir todo o apoio necessário às autoridades no terreno”, disse Moedas.
Em operação desde 1885, o Elevador da Glória liga o centro de Lisboa, próximo à Praça dos Restauradores, ao Bairro Alto, famoso por sua vibrante vida noturna. Na quarta-feira (3), por volta das 18h (14h no horário de Brasília), o bondinho descarrilou e os passageiros tiveram que ser retirados dos destroços.
+ Obra de arte roubada por nazistas é recuperada 80 anos depois na Argentina
A causa do acidente ainda não foi identificada. Emissoras locais apontaram para um possível rompimento de cabo ou falha nos freios do veículo. O Ministério Público disse que irá investigar o caso e, enquanto isso, o funcionamento dos outros dois bondinhos na cidade (Elevador da Bica e Elevador da Lavra) ficarão suspensos.