Publicidade
Mundo

Obra de arte roubada por nazistas é recuperada 80 anos depois na Argentina

Quadro de Giuseppe Ghislandi foi encontrado em Mar del Plata em casa ligada à família de colaborador de Hitler

Imagem da noticia Obra de arte roubada por nazistas é recuperada 80 anos depois na Argentina
O Retrato de uma Dama, do artista italiano Giuseppe Ghislandi
,
Publicidade

Uma pintura roubada de um galerista judeu durante a Segunda Guerra Mundial foi recuperada nesta quarta-feira (3), 80 anos após ter sido levada pelos nazistas. A obra O Retrato de uma Dama, do artista italiano Giuseppe Ghislandi, conhecido como Fra Galgario, foi identificada depois de aparecer em um anúncio de venda de apartamento em Mar del Plata, na Argentina.

O quadro, que retrata a Condessa Colleoni, foi apresentado ao público pela Procuradoria Federal da Argentina. As investigações envolvem a filha de Fiedrich Gustav Kadgien, apelidado de “o mago das finanças” de Adolf Hitler, e o marido dela, suspeitos de encobrir a pintura. A obra já constava em um banco de dados internacional de peças roubadas pelo regime nazista.

+ Celso Amorim participa de evento na China ao lado de Dilma, Putin e Kim Jong Un

Segundo o jornal El Clarín, os dois serão interrogados nesta quinta-feira (4). A suspeita é que tenham escondido o quadro após uma reportagem do jornal holandês AD revelar o caso. O correspondente em Buenos Aires, Peter Stouten, tentou contato com Patricia e Alicia, filhas de Kadgien, mas não obteve resposta. Durante a apuração, descobriu que uma das casas estava à venda e, ao acessar o site da imobiliária, identificou a pintura em uma das fotos da sala de estar.

+ Descarrilamento do Elevador da Glória deixa ao menos 15 mortos em Lisboa

Patricia Kadgien e o marido, Juan Carlos Cortegoso, chegaram a entregar a obra à Justiça Civil, que se declarou incompetente para o caso. O processo foi então transferido à Justiça Federal, responsável por apurar como o quadro chegou a Mar del Plata.

+ Eclipse lunar total ocorre neste domingo (7); saiba como assistir ao fenômeno

A pintura havia sido roubada do galerista holandês Jacques Goudstikker, que perdeu cerca de 1.200 obras de sua coleção para os nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade