Celso Amorim participa de evento na China ao lado de Dilma, Putin e Kim Jong Un
Assessor especial do presidente Lula foi a desfile militar em Pequim que marcou o 80º aniversário do Dia da Vitória na China

SBT News
com informações da Reuters
O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, participou nesta quarta-feira (3) do evento que marcou 80º aniversário do Dia da Vitória na China. O desfile militar organizado por Xi Jinping levou um total de 62 chefes de Estado e de governo estrangeiros a Pequim, incluindo o presidente russo, Vladimir Putin, o líder norte-coreano, Kim Jong Un, e a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff.
+ Descarrilamento do Elevador da Glória deixa ao menos três mortos em Lisboa
Com o tema "Lembrar a História, Honrar os Mártires, Valorizar a Paz e Criar o Futuro", o desfile reuniu ao menos 50 mil pessoas na Praça da Paz Celestial. O foco foi destacar o papel do Partido Comunista da China na resistência à agressão japonesa e prestar homenagem aos mártires da guerra.
Na tribuna principal, ao lado de Xi Jinping, estavam Vladimir Putin, Kim Jong Un e mais de 20 líderes estrangeiros.
+ Putin se diz pronto para encontrar Zelensky e fala em fim da guerra se “bom senso prevalecer”
Em seu discurso, Xi afirmou que o encontro era uma oportunidade para relembrar a história em conjunto, homenagear os heróis caídos, valorizar a paz e construir um futuro melhor.
O desfile também foi marcado por demonstrações militares, com a exibição de equipamentos de ponta, como mísseis hipersônicos, drones não tripulados e tanques modernos. Helicópteros e jatos de combate sobrevoaram em formação durante o espetáculo de 70 minutos, que terminou com o lançamento de 80 mil pombas da paz e balões coloridos.