Mundo

Tempestade Goretti provoca maior nevasca em oito anos e paralisa transporte na Europa

Neve atinge Paris e provoca interrupção de voos e bloqueios de estradas; França reduz operações aéreas e países vizinhos registram atrasos

Imagem da noticia Tempestade Goretti provoca maior nevasca em oito anos e paralisa transporte na Europa
Mulher nos campos cobertos de neve perto da Torre Eiffel, em Paris | Reprodução/Reuters
,

A tempestade Goretti provocou a nevasca mais intensa dos últimos oito anos na França nesta quarta-feira (7), interrompendo voos, bloqueando estradas e suspendendo aulas e serviços de transporte, com reflexos em outros países da Europa.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

O sistema avançou da costa do Atlântico e atingiu Paris nas primeiras horas do dia, despejando forte volume de neve e ampliando os cancelamentos de voos, os engarrafamentos e as interrupções no transporte urbano. Os ônibus da capital foram suspensos justamente quando o comércio se preparava para o primeiro dia de liquidações de Ano Novo.

Apesar dos transtornos, moradores e turistas aproveitaram a paisagem rara de Paris coberta de branco, com registros de esqui improvisado nas encostas de Montmartre e nos jardins do Champs de Mars, aos pés da Torre Eiffel.

O serviço meteorológico francês alertou para a possibilidade de neve em toda a metade norte do país. No setor aéreo, a companhia holandesa KLM cancelou 600 voos no aeroporto de Schiphol, nos Países Baixos, no sexto dia consecutivo de interrupções em um dos principais hubs europeus. A empresa informou enfrentar escassez de fluido de degelo; na França, não há relato de falta do produto.

A autoridade de aviação civil francesa determinou a redução de 40% das operações no aeroporto Charles de Gaulle e de 25% no Orly. O aeroporto internacional de Bruxelas também registrou atrasos e cancelamentos, enquanto a operadora ferroviária Eurostar relatou longas interrupções.

Autoridades holandesas recomendaram o trabalho remoto, e o governo francês proibiu a circulação de caminhões e ônibus escolares em cerca de um terço dos departamentos, sobretudo no norte do país. O presidente-executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, afirmou que a restrição pode causar interrupções pontuais nas cadeias de suprimento, especialmente de produtos frescos.

Mais a leste, a Alemanha voltou a registrar temperaturas abaixo de -10 °C, com impacto limitado no trânsito. Já a Espanha enfrenta neve e frio incomum, o que levou à suspensão de uma linha ferroviária perto de Madri e à interdição de mais de 40 estradas.

Últimas Notícias