"Tarzan sem Chita": presidente da Conmebol se desculpa após fala racista sobre brasileiros
Alejandro Domínguez foi criticado por comentário sobre possível saída de clubes do Brasil das competições sul-americanas

SBT News
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, pediu desculpas nesta terça-feira (18) por uma declaração racista feita no dia anterior, durante o sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana.
Questionado sobre a possibilidade dos clubes brasileiros abandonarem as competições da entidade, o dirigente respondeu: "Isso seria como Tarzan sem Chita. Impossível".
A fala gerou repercussão negativa, pois foi interpretada como uma possível comparação entre brasileiros e macacos. Diante do caso, Domínguez emitiu uma nota oficial se desculpando e negando qualquer intenção ofensiva.
"Quero expressar minhas desculpas. A expressão que utilizei é popular, e jamais tive a intenção de menosprezar ou desqualificar ninguém", escreveu. Ele também reforçou que a Libertadores "é impensável sem a participação de clubes dos 10 países membros".
O dirigente concluiu reafirmando seu compromisso com o respeito e a inclusão no futebol e prometeu seguir trabalhando por um esporte mais justo e livre de discriminação.









