SpaceX tentará lançar o foguete Starship nesta terça-feira (26)
O teste é para experimento do propulsor Super Heavy que é a parte inferior do foguete, responsável por dar o impulso inicial durante a decolagem

Antonio Souza
A empresa americana SpaceX se prepara para realizar, nesta terça-feira (26), o décimo voo de teste da Starship, o maior foguete já construído. A janela de lançamento será aberta às 20h30, horário de Brasília, com transmissão ao vivo.
+ Diretora do Banco Central dos EUA se recusa a deixar cargo após demissão anunciada por Trump
Nesta segunda-feira (25), houve, pela segunda vez, uma tentativa de teste. Porém, segundo a empresa, as condições climáticas impediram a decolagem da aeronave. No último domingo (24), o envio também havia sido adiado devido a problemas técnicos.
+ Consulado orienta brasileiros como agir diante da nova polícia anti-imigração de Portugal
O teste é para experimento do propulsor, conhecido como Super Heavy. O objeto é a parte inferior do foguete, responsável por dar o impulso inicial durante a decolagem.
Tentativa em maio
Em maio deste ano, a SpaceX havia realizado mais um teste com o foguete, com o objetivo de completar um voo e lançar oito objetos semelhantes aos satélites Starlink, também produzidos pela empresa, que visa fornecer internet de alta velocidade em todo o mundo. Pela primeira vez, a companhia de Elon Musk utilizou o propulsor Super Heavy.
+ SpaceX testa foguete gigante com propulsor reutilizado, mas enfrenta nova falha no lançamento
Agora, a Starship conseguiu avançar além desse ponto, marcando um progresso importante para o projeto. Em uma tentativa anterior, em junho, a nave explodiu poucos minutos após a decolagem.
A Starship é fundamental para os planos da Nasa de levar astronautas à Lua. O primeiro voo tripulado, previsto para 2026, deve levar quatro pessoas ao redor do satélite natural, sem pouso. Já na fase seguinte da missão Artemis, pelo menos dois astronautas serão transportados da órbita lunar até a superfície usando a nave da SpaceX.