Publicidade
Mundo

'Santo millennial': Vaticano pendura imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro

Jovem italiano, que faleceu em 2006 aos 15 anos, será proclamado santo pelo papa Leão XIV no domingo (7)

Imagem da noticia 'Santo millennial': Vaticano pendura imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro
Imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro | REUTERS/Guglielmo Mangiapane
,
Publicidade

O Vaticano pendurou nesta quinta-feira (4), na fachada da Basílica de São Pedro, uma imagem de Carlo Acutis, o "padroeiro da internet", que será canonizado neste domingo (7) e se tornará o primeiro "santo millennial" da Igreja Católica.

O beato italiano, que morreu aos 15 anos por complicações de uma leucemia, será proclamado santo pelo papa Leão XIV em uma cerimônia na Praça de São Pedro. Esse será o primeiro evento de canonização do novo pontífice, eleito em um conclave em maio após a morte do papa Francisco.

+ Papa Leão XIV pede fim da "barbaridade da guerra" após ataque de igreja católica em Gaza

Carlo Acutis foi beatificado em outubro de 2020, após a Igreja reconhecer um primeiro milagre atribuído a ele no Brasil. Depois, em 2024, Francisco reconheceu um segundo milagre do jovem e, assim, ele pode ser elevado à santidade (entenda abaixo).

A mãe de Acutis, Antonia Salzano, disse à agência de notícias Reuters que o apelo de seu filho em meio à juventude católica era porque ele viveu a mesma vida de outros adolescentes nos anos 2000.

"Carlo era uma criança comum, como as outras. Ele costumava brincar, ter amigos e ir à escola. Mas sua qualidade extraordinária era o fato de que ele abria a porta de seu coração para Jesus e colocava Jesus em primeiro lugar em sua vida", afirmou.

A cerimônia deste domingo estava marcada originalmente para abril, durante as celebrações do Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiada por causa da morte do papa Francisco. Leão XIV também canonizará Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920.

Quem é Carlo Acutis?

Carlo foi beatificado em 2020, após a Igreja reconhecer como milagre a cura de uma criança brasileira | Reprodução/Vatican News
Carlo foi beatificado em 2020, após a Igreja reconhecer como milagre a cura de uma criança brasileira | Reprodução/Vatican News

Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra, mas passou a maior parte da vida na Itália. Desde cedo, demonstrou grande habilidade para a informática, usando seus conhecimentos para evangelizar pelas redes sociais. Ele chegou a criar um site para catalogar cada milagre já relatado e passou a ser chamado de "padroeiro da internet" e "influencer de Deus".

Em setembro de 2006, aos 15 anos, surgiram os primeiros sinais de que estava doente. Era uma leucemia fulminante. Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, em Monza, na Itália.

Em 2020, foi beatificado após o Vaticano reconhecer como milagre a cura de uma criança brasileira. O milagre aconteceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 2010. Um menino de 7 anos, com problemas graves no pâncreas, foi curado após o avô tocar em uma roupa que continha o sangue do jovem, exposta na capela Nossa Senhora Aparecida, e pedir pela cura do neto.

O segundo milagre atribuído a Carlo Acutis é a recuperação de Valeria Valverde, uma jovem da Costa Rica que sofreu um grave acidente de bicicleta na Itália, em 2022, resultando em um traumatismo craniano severo que a deixou em coma. Valeria se recuperou após sua família pedir a intercessão do beato.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade