Carlo Acutis será o primeiro 'santo millennial' a ser canonizado pela Igreja Católica
Jovem italiano, que faleceu em 2006 aos 15 anos, será proclamado santo pelo papa Leão XVI no próximo domingo (7)

Antonio Souza
A canonização do primeiro santo millennial, Carlo Acutis, será realizada no próximo domingo (7). A informação foi confirmada pelo portal oficial do Vaticano na última segunda-feira (25). O jovem italiano, que faleceu em 2006, aos 15 anos, em decorrência de uma leucemia fulminante, será proclamado santo pelo papa Leão XVI.
Os Millennials, também conhecidos como Geração Y, são aqueles nascidos entre 1981 e 1996.
+ Leão XVI: Qual é o perfil do novo papa e o que esperar do líder religioso?
Beatificado em 2020, em Assis, na Itália, Carlo será o primeiro santo da era digital. Ele ficou conhecido por utilizar a internet e as redes sociais para evangelizar, levando mensagens de fé e esperança.
+ Carlo Acutis: quem é jovem que deve virar santo da Igreja Católica
A cerimônia que tornaria Carlo Acutis santo estava inicialmente marcada para 28 de abril, mas foi adiada após a morte do papa Francisco. Nos últimos meses, milhares de fiéis visitaram Assis, onde o corpo de Acutis permanece exposto em um santuário, vestido com tênis, jeans e moletom.
Beatificação
Carlo foi beatificado em 2020, após a Igreja reconhecer como milagre a cura de uma criança brasileira em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Um menino de 7 anos, com graves problemas no pâncreas, foi curado depois que o avô tocou em uma roupa com sangue do jovem, exposta na Capela Nossa Senhora Aparecida, e pediu pela saúde do neto.
+ Jovem conhecido como "padroeiro da internet" é beatificado
O processo de canonização de Carlo Acutis começou há mais de uma década, por iniciativa de padres e amigos, e ganhou impulso a partir de 2013, com o início do pontificado de Francisco.
Em 2018, Acutis foi declarado “venerável”, reconhecimento oficial da Igreja por sua vida virtuosa. Na mesma época, seu corpo foi trasladado ao santuário em Assis.
Quem é Carlo Acutis?
Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra, mas passou a maior parte da vida na Itália. Desde cedo, demonstrou grande habilidade em informática, usando seus conhecimentos para evangelizar pelas redes sociais. Criou um site para catalogar milagres e passou a ser chamado de “padroeiro da internet” e “influencer de Deus”.
Em setembro de 2006, aos 15 anos, surgiram os primeiros sinais de uma doença: leucemia fulminante. Carlo faleceu em 12 de outubro do mesmo ano, em Monza, na Itália.
Acutis criou uma exposição online sobre mais de 100 milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, destacando a presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados. Ele também dava aulas de catecismo e prestava auxílio a pessoas em situação de rua.