Publicidade
Política

Lula diz que anistia corre o risco de ser aprovada se for pautada no Congresso

Presidente acrescentou que o Congresso tem ajudado o governo, mas a extrema-direita ainda tem muita força

Imagem da noticia Lula diz que anistia corre o risco de ser aprovada se for pautada no Congresso
Presidente Lula | Marcelo Camargo/Agência Brasil
,
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (4) que se a anistia for pautada no Congresso Nacional, a proposta tem risco de ser aprovada.

“Se for votar no Congresso, corremos o risco de anistia. O Congresso não é eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, mas a extrema-direita tem muita força ainda. É uma batalha que tem que ser feita pelo povo”, afirmou.

O presidente ressaltou, no entanto, que o governo tem conseguido aprovar medidas importantes com apoio da maioria parlamentar, mas alertou para a pressão da oposição.

+União Brasil e PP oficializam saída do governo Lula

Segundo Lula, grupos contrários ao governo seguem ativos e têm tentado influenciar a política brasileira a partir do exterior.

“Nós estamos vendo agora os falsos patriotas nos EUA pedindo intervenção do presidente Trump no Brasil”, disse.

Lula ainda criticou manifestantes que usaram símbolos nacionais em protestos protestos. “Os caras que fizeram campanha embrulhados na bandeira nacional dizendo que eram patriotas, agora estão embrulhados na bandeira americana pedindo para o Trump intervir no Brasil”, disse.

A conversa com comunicadores e ativistas do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, foi transmitida ao vivo na página do presidente no Instagram.

Soberania

O presidente voltou a defender a democracia e a soberania do país. Em meio ao tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump aos produtos brasileiros, Lula disse que o Brasil precisa ter como único mandante "o seu povo".

"Ninguém pode meter o bedelho no nosso País, e a democracia é extremamente importante, embora muitas vezes a gente não veja o efeito”, disse.

Agenda

O encontro em Belo Horizonte faz parte da agenda de aproximação do governo federal com movimentos sociais e lideranças comunitárias em diferentes regiões do país.

Anistia

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, vai se reunir nesta quinta-feira (4) com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir sobre a anistia dos condenados pelo 8 de janeiro de 2023.

A oposição na Câmara busca pautar a urgência do projeto de lei da anistia já na próxima semana. Se aprovada, a medida permite que a proposta fosse votada diretamente no plenário.

+Líder do PL se reúne com Hugo Motta para discutir anistia

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade