Mundo

Rússia rebate críticas de Trump após ataque aéreo e fala em "sobrecarga emocional"

Porta-voz do Kremlin afirmou que ações militares são retaliações a ataques ucranianos e minimizou fala de Trump de que Putin estaria 'completamente louco'

• Atualizado em

O governo russo rebateu nesta segunda-feira (26) as falas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Vladimir Putin está 'completamente louco'.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Trump foi às redes no fim de semana para criticar o homólogo russo após a Rússia lançar o maior ataque aéreo na Ucrânia desde o início da guerra – em fevereiro de 2022. O republicano questionou as atitudes do exército russo, dizendo que Putin ficou “completamente louco”.

“Sempre tive um relacionamento muito bom com Vladimir Putin, mas algo aconteceu com ele. Ele ficou completamente louco! Está matando muitas pessoas desnecessariamente, e não estou falando apenas de soldados. Mísseis e drones estão sendo disparados contra cidades na Ucrânia, sem motivo algum. Eu sempre disse que ele quer toda a Ucrânia, não apenas um pedaço dela. Se ele o fizer, isso levará à queda da Rússia”, escreveu Trump.

Em coletiva de imprensa, o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, afirmou que a Rússia é grata ao presidente Trump por ter ajudado "pessoalmente" nas novas negociações de paz com a Ucrânia, mas que entende que "ao mesmo tempo, este é um momento crucial, que está associado à sobrecarga emocional de todos e a reações emocionais.”

Ainda segundo Peskov, os recentes ataques russos devem ser interpretados como uma "resposta".

“Vemos os ucranianos atacarem nossas instalações de infraestrutura social, infraestrutura civil. Este é um ataque retaliatório. E o ataque é direcionado a instalações militares, a alvos militares”, disse ele.

Últimas Notícias