Vídeo mostra Emmanuel Macron sendo empurrado por esposa após pousarem no Vietnã
Presidente da França minimizou o gesto, afirmando que ele e Brigitte Macron "estavam brincando"
Emanuelle Menezes
Um vídeo feito durante o desembarque do presidente da França Emmanuel Macron e da primeira-dama, Brigitte Macron, no Vietnã, neste domingo (25), viralizou por mostrar a esposa do líder francês empurrando o rosto do marido com as duas mãos.
Nesta segunda-feira (26), Macron minimizou o gesto, afirmando que os dois "estavam brincando". O gabinete presidencial também deu explicação semelhante: "Foi um momento em que o presidente e sua esposa estavam relaxando uma última vez antes do início da viagem, brincando. É um momento de cumplicidade", disse o Palácio do Eliseu.
+ Trump sobe o tom contra Putin após ataque maciço na Ucrânia: "Ficou completamente louco"
Inicialmente, para a agência de notícias AFP, o gabinete do presidente francês negou a autenticidade das imagens. Depois, um colaborador afirmou que o incidente era uma "discussão" inofensiva de casal.
O vídeo foi gravado quando Emmanuel Macron e Brigitte chegaram a Hanói, no Vietnã. Quando a porta do avião presidencial se abre, o presidente aparece parado, conversando com alguém que não está visível.
Os braços de Brigitte aparecem do lado esquerdo da porta. Ela coloca as mãos no rosto de Macron e o empurra. O líder francês recua e, percebendo que estava sendo filmado, abre um sorriso e acena discretamente. Na sequência, os dois descem as escadas da aeronave. Ele oferece o braço para a esposa, mas ela não aceita.
As imagens viralizaram rapidamente e provocaram centenas de comentários nas redes sociais. "Foi tudo o que faltava para dar munição aos teóricos da conspiração", disse o gabinete presidencial.
*com informações da Associated Press