Mundo

Trump sobe o tom contra Putin após ataque maciço na Ucrânia: “Ficou completamente louco"

Presidente norte-americano afirmou que Rússia está atacando Kiev "sem motivo algum" e "matando pessoas desnecessariamente"

Imagem da noticia Trump sobe o tom contra Putin após ataque maciço na Ucrânia: “Ficou completamente louco"
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump | Flickr
• Atualizado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom contra Vladimir Putin, no domingo (25), após o líder russo permitir o lançamento do maior ataque aéreo na Ucrânia desde o início da guerra – em fevereiro de 2022. Pelas redes sociais, o republicano questionou as atitudes do exército russo, dizendo que Putin ficou “completamente louco”.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

“Sempre tive um relacionamento muito bom com Vladimir Putin, mas algo aconteceu com ele. Ele ficou completamente louco! Está matando muitas pessoas desnecessariamente, e não estou falando apenas de soldados. Mísseis e drones estão sendo disparados contra cidades na Ucrânia, sem motivo algum. Eu sempre disse que ele quer toda a Ucrânia, não apenas um pedaço dela. Se ele o fizer, isso levará à queda da Rússia”, escreveu Trump.

Na publicação, o líder norte-americano também criticou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmando que o político “não está fazendo nenhum favor ao país ao falar da maneira que fala” e que “tudo o que sai da boca dele causa problemas”. Anteriormente, Zelensky havia pedido sanções contra a Rússia, alegando que o silêncio de Washington sobre os ataques na Ucrânia encorajavam Putin.

“Tudo que sai da boca dele [Zelensky] causa problemas, eu não gosto, e é melhor parar. Esta é uma guerra que nunca teria começado se eu fosse presidente. Esta é a guerra de Zelensky, Putin e [ex-presidente dos EUA, Joe] Biden, não de ‘Trump’, estou apenas ajudando a apagar os grandes e feios incêndios, que foram iniciados por meio de incompetência e ódio grosseiros”, completou Trump.

O embate acontece poucos dias após a ligação entre Trump e Putin, na qual os líderes concordaram em iniciar imediatamente as negociações de cessar-fogo. Na última semana, Moscou afirmou que estaria pronto para apresentar à Ucrânia uma proposta preliminar para um acordo de paz, elencando as condições do governo russo para acabar com o conflito. O mesmo deveria ser feito por Kiev.

Com os novos ataques, ainda não está claro quando acontecerá a próxima reunião direta entre os países. Além de Trump, que já ameaçou abandonar os esforços para as negociações caso os países se mostrem “muito difíceis”, líderes europeus pressionam a Rússia por um cessar-fogo na Ucrânia. Nesta semana, a União Europeia disse que está preparando um novo pacote de sanções contra Moscou.

Últimas Notícias