Publicidade
Mundo

Rubio fala em reação dos EUA à condenação de Bolsonaro

Ex-presidente foi sentenciado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe; secretário de Estado norte-americano chama ministros do STF de "juízes ativistas"

Imagem da noticia Rubio fala em reação dos EUA à condenação de Bolsonaro
Marco Rubio durante audiência no Congresso dos EUA (Reprodução)
• Atualizado em
Publicidade

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que o governo norte-americano vai anunciar, nos próximos dias, medidas em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Haverá uma resposta dos EUA a isso [condenação]. Teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre as medidas adicionais que pretendemos tomar”, declarou Rubio em entrevista à Fox News.

Na quinta-feira (11), a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado. O ex-presidente recebeu pena de 27 anos e três meses de prisão.

Durante a entrevista, Rubio chamou os ministros da Corte de “juízes ativistas” e acusou o tribunal de perseguir Bolsonaro e até tentar impor medidas “extraterritoriais” contra cidadãos americanos.

“A resposta é que o Estado de Direito está se desintegrando. Temos esses juízes ativistas – um em particular – que não só perseguiu Bolsonaro, como também tentou realizar reivindicações extraterritoriais contra cidadãos americanos ou contra alguém que postasse online de dentro dos Estados Unidos, e até ameaçou ir ainda mais longe nesse sentido”, disse Rubio.

No mesmo dia do julgamento, Rubio já havia prometido uma resposta “adequada” dos EUA à decisão da Corte brasileira.

O presidente Donald Trump também criticou a condenação, classificando-a como “terrível” e dizendo estar “muito insatisfeito” com o caso, que comparou a processos judiciais enfrentados por ele nos Estados Unidos.

Leia também:

+ Dino determina que governo suspenda repasses de emendas parlamentares com "indícios de crimes"

+ EUA e China chegam a acordo sobre TikTok; Trump e Xi conversam na sexta-feira (19)

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade