Quem é Mudryk, jogador ucraniano que pretende trocar futebol para ingressar no atletismo
Segundo o jornal O Marca da Espanha, o jogador mira participação nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, como velocista da seleção da Ucrânia

Antonio Souza
O ucraniano Mikhail Mudryk, ex-atacante do Chelsea da Inglaterra, surpreendeu o mundo esportivo ao anunciar que pretende trocar os gramados pelas pistas de atletismo. Segundo o jornal O Marca da Espanha, o jogador mira participação nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, como velocista da seleção da Ucrânia.
+ Conmebol anula expulsão e libera Gonzalo Plata para jogo de volta contra o Estudiantes
A mudança de rumo ocorre após a suspensão de Mudryk por doping. Em abril de 2025, a Federação Inglesa de Futebol (FA) confirmou que o atleta havia testado positivo para uma substância proibida em exame realizado no mês anterior. Pouco depois, o Chelsea rescindiu seu contrato.
"Posso confirmar que fui notificado de que uma amostra que forneci à FA continha uma substância proibida. Isso foi um choque total, pois nunca usei conscientemente nenhuma substância proibida nem infringi nenhuma regra, e estou trabalhando em estreita colaboração com minha equipe para investigar como isso pôde acontecer", declarou o jogador pelas redes sociais
Recordes de velocidade
Mudryk ganhou notoriedade no futebol europeu pela velocidade. Em sua estreia na Premier League, registrou 36,67 km/h, sendo apontado como um dos jogadores mais rápidos do continente. Antes disso, havia se destacado pelo Shakhtar Donetsk, com boas atuações na Liga dos Campeões e no campeonato ucraniano.
+ Brad Everett Young, ator de Grey's Anatomy, morre aos 46 anos
Ainda de acordo com jornal espanhol, atualmente, ele treina com a seleção ucraniana de atletismo, sob supervisão de ex-atletas olímpicos. Segundo a federação local, o objetivo é aproveitar o potencial físico do ex-jogador para desenvolver um competidor nas provas de 100 e 200 metros rasos.
Com cerca de três anos até os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a preparação de Mudryk será acompanhada de perto por especialistas e pelo público, que agora espera para ver se a transição dos campos para as pistas.
Promessa do futebol europeu
Mudryk começou sua carreira nas categorias de base do Shakhtar Donetsk, onde se destacou com atuações de impacto no campeonato ucraniano e na Liga dos Campeões. Esse desempenho atraiu o interesse de grandes clubes europeus.
Em janeiro de 2023, o Chelsea venceu a concorrência e pagou cerca de 100 milhões de euros (incluindo variáveis) para contratá-lo, em uma das transferências mais caras da história do futebol.
Pelo clube inglês, o jogador fez 53 partidas e marcou cinco gols.