Quem é Mike Lynch, bilionário britânico desaparecido após iate de luxo afundar na Itália
Até o momento, sua esposa e outras 14 pessoas foram resgatadas com vida; embarcação foi encontrada a 50 metros de profundidade
O bilionário britânico Mike Lynch está entre os seis desaparecidos do naufrágio de um superiate de luxo, que afundou durante uma tromba d'água na costa da Sicília, litoral da Itália, na manhã desta segunda-feira (19).
+ Superiate de luxo afunda na Itália e deixa 1 morto e 6 desaparecidos
Até o momento, sua esposa Angela Bacares e outras 14 pessoas foram resgatadas com vida. O "Bayesian", um iate de 75 metros de bandeira da Grã-Bretanha, tinha uma tripulação de 10 pessoas e 12 passageiros de nacionalidades britânica, americana e canadense, segundo a guarda costeira italiana.
A embarcação foi encontrada a 50 metros de profundidade de Porticello, perto de Palermo, onde estava ancorado. Por isso, o resgaste conta também mergulhadores da polícia italiana.
“Eles estavam no lugar errado na hora errada”, disse Salvo Cocina, da agência de proteção civil da Sicília.
O Bayesian era conhecido por ser um dos mais altos do mundo feito de alumínio. Seu aluguel pode chegar a até 195 mil euros (cerca de R$ 1.166.510,82, na cotação atual) por semana.
Quem é Mike Lynch?
O bilionário britânico, conhecido por ser uma figura de destaque no setor de tecnologia no Reino Unido, formou-se em Engenharia pela Universidade de Cambridge, onde também obteve um PhD em processamento de sinais.
Ele começou sua carreira desenvolvendo tecnologias de reconhecimento de fala e imagem, o que o levou a fundar a Autonomy, em 1996, uma empresa de software especializada em gerenciamento de grandes volumes de dados, uma das primeiras empresas do Reino Unido a alcançar grande sucesso global no setor de tecnologia.
Ela foi adquirida pela gigante Hewlett-Packard (HP) em outubro de 2011. Cerca de um ano após a aquisição, a HP acusou a Autonomy de "graves impropriedades contábeis" e "deturpações descaradas".
Apesar dos processos, Mike sempre negou as acusações, afirmando que a HP não compreendeu o negócio de software da Autonomy. Recentemente, inclusive, ele foi absolvido do julgamento por fraude nos EUA, mas também já enfrentou acusações no Reino Unido relacionadas à venda da empresa.
Antes das controvérsias, Lynch foi amplamente reconhecido como um dos principais empreendedores de tecnologia do Reino Unido, frequentemente comparado a figuras como Bill Gates.
*Com informações da Associated Press