Quatro soldados dos EUA desaparecem durante treinamento na Lituânia
Veículo blindado foi encontrado submerso; buscas continuam com apoio de forças lituanas e agências civis

SBT News
O Exército dos Estados Unidos informou que o veículo blindado Hercules, no qual estavam quatro soldados americanos durante um exercício de treinamento, foi encontrado submerso em um corpo d’água na Lituânia. Os militares não foram encontrados. As operações de resgate envolvem o Exército dos EUA, as Forças Armadas da Lituânia e agências civis.
Os militares pertenciam à 1ª Brigada da 3ª Divisão de Infantaria e desapareceram enquanto realizavam um treinamento tático. A emissora pública lituana LRT relatou que os soldados foram dados como desaparecidos na tarde de terça-feira (25), durante um exercício no campo de treinamento General Silvestras Žukauskas, em Pabradė, cidade próxima à fronteira com Belarus.
+ Rússia impõe condições para cessar-fogo e intensifica ataques à Ucrânia
+ Trump cita Brasil como exemplo de segurança contra fraudes nas eleições
Durante uma viagem a Varsóvia, o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, mencionou ter recebido a notícia da morte dos soldados enquanto fazia uma palestra. “Essa ainda é uma notícia recente, então não sabemos os detalhes. É realmente uma notícia terrível, e nossos pensamentos estão com as famílias e entes queridos”, declarou. No entanto, a OTAN esclareceu posteriormente que a busca ainda está em andamento e que os comentários de Rutte foram baseados em relatos emergentes da mídia.
Os países bálticos Lituânia, Letônia e Estônia, todos membros da OTAN, têm mantido relações tensas com a Rússia, principal aliada de Belarus, desde sua independência da União Soviética em 1990. A situação se agravou após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, e o presidente lituano Gitanas Nausėda tem sido um dos mais firmes defensores do país ucraniano contra o governo de Vladimir Putin.
A OTAN reiterou que a situação dos soldados americanos ainda não foi confirmada oficialmente e que as operações de busca continuam.
*com informações da Associated Press