Prêmio Nobel de Química vai para trio que decifrou código para estruturas de proteínas
Americano David Baker e britânicos Demis Hassabis e John Jumper dividirão medalha de ouro e 11 milhões de coroas suecas
O Comitê Suéco anunciou, nesta quarta-feira (9), os vencedores do Prêmio Nobel de Química. Este ano, levaram a medalha de ouro e os 11 milhões de coroas suecas (equivalente a R$ 5,8 bilhões) David Baker, "pelo design computacional de proteínas", e a dupla Demis Hassabis e John Jumper "pela previsão da estrutura da proteína".
“A diversidade da vida atesta a incrível capacidade das proteínas como ferramentas químicas. Eles controlam e impulsionam todas as reações químicas que, juntas, são a base da vida. As proteínas também funcionam como hormônios, substâncias sinalizadoras, anticorpos e blocos de construção de diferentes tecidos”, disse o Comitê.
Baker foi homenageado por aprender a dominar os aminoácidos presentes nas proteínas, descritos como “blocos de construção da vida”. Com isso, o americano conseguiu projetar uma proteína diferente de qualquer outra, criando uma série de outras proteínas imaginativas. Entre elas estão as que podem ser usadas como vacinas e produtos farmacêuticos.
Hassabis e Jumper, por sua vez, apresentaram um modelo de inteligência artificial chamado AlphaFold2. A tecnologia ajudou a dupla de britânicos a prever a estrutura das 200 milhões de proteínas conhecidas. Desde sua descoberta, o sistema foi usado por mais de dois milhões de pessoas de 190 países, que, agora, podem entender melhor a resistência aos antibióticos e criar imagens de enzimas que podem decompor o plástico.
+ Estudo aponta que exame de sangue pode diagnosticar Alzhmeier precocemente
“Ambas as descobertas abrem vastas possibilidades. A vida não poderia existir sem proteínas. O fato de agora podermos prever estruturas de proteínas e projetar nossas próprias proteínas confere o maior benefício à humanidade”, disse o Comitê.
O que é o Prêmio Nobel?
O prêmio Nobel é uma das principais premiações do mundo para o reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos e pesquisas em benefício da humanidade. A cerimônia de entrega do título é feita anualmente, em Estocolmo, na Suécia.
O prêmio leva o nome do inventor, empresário e cientista Alfred Nobel, que, em seu testamento de 1895, destinou mais de 90% de sua fortuna a uma série de prêmios em física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. A Fundação Nobel só surgiu em 1900, com sua primeira edição da premiação em 1901.
Entre os laureados Albert Einstein (1921), pelos estudos sobre o efeito fotoelétrico, Roberto Koch (1905), pela descoberta da causa da tuberculose, e Martin Luther King (1964), por seu ativismo em diferentes áreas dos movimentos civis. Malala Yousafzai também já recebeu o prêmio, em 2014, pela luta contra a repressão de crianças e jovens.
Os anúncios dos ganhadores do Prêmio Nobel de 2024 continuarão ao longo desta semana. Na quinta-feira (10), será revelado o ganhador de Literatura, e na sexta-feira (11), o da Paz. Já na próxima semana, na segunda-feira (14), será a vez do último prêmio, o de Economia. Os ganhadores de Medicina e Física já foram anunciados.