Cientistas anunciam primeira pessoa curada de diabetes tipo 1 com tratamento experimental
Paciente chinesa de 25 anos foi curada com células-tronco em estudo conduzido por China e Canadá
Cientistas anunciaram a primeira pessoa do mundo curada de diabetes tipo 1. A paciente, uma mulher chinesa de 25 anos, passou por um tratamento inovador à base de células-tronco, parte de um estudo conduzido por equipes da China e do Canadá. A identidade da paciente foi preservada, mas os resultados têm sido divulgados por revistas científicas.
Há um ano, a paciente recebeu células modificadas do próprio corpo. Meses após o procedimento, seu organismo começou a produzir insulina por conta própria, dispensando a necessidade de medicação.
De acordo com uma publicação científica, ela segue curada. Outros dois pacientes que participam do estudo também apresentaram resultados promissores.
Apesar do sucesso inicial, médicos americanos ouvidos pela revista Nature afirmam que são necessárias mais pesquisas para confirmar a eficácia do tratamento a longo prazo e garantir que ele funcione em um número maior de pessoas.
Atualmente, a diabetes tipo 1 é considerada uma doença sem cura, afetando cerca de 10% dos adultos entre 20 e 79 anos em todo o mundo.