Dupla que desenvolveu métodos para a Inteligência Artificial leva Nobel de Física
John J. Hopfield e Geoffrey E. Hinton dividirão medalha de ouro e 11 milhões de coroas suecas
John Hopfield, 91, e Geoffrey Hilton, 76, foram os vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2024. O anúncio foi feito nesta terça-feira (8), pela Academia Real das Ciências da Suécia, que homenageou a dupla “pela descoberta e invenções fundamentais que permitem o aprendizado de máquinas com redes neurais artificiais".
Além da medalha de ouro, Hopfield, natural dos Estados Unidos, e Hilton, da Inglaterra, dividirão 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5 milhões) pelas pesquisas.
Hopfield foi responsável pela criação de uma memória associativa que pode armazenar e reconstruir imagens e outros tipos de padrões em dados. Já Hinton foi o inventor de um método que pode encontrar propriedades nos dados de forma autônoma e, assim, executar tarefas como identificar elementos específicos em imagens.
"Quando falamos de inteligência artificial, muitas vezes queremos dizer aprendizado de máquina usando redes neurais artificiais. Essa tecnologia foi originalmente inspirada na estrutura do cérebro. Embora os computadores não possam pensar, as máquinas agora podem imitar funções como memória e aprendizado”, explicou a Academia.
+ IA transforma atendimento e impulsiona vendas, mas gera debate sobre empregos
As descobertas de Hopfield e Hinton ajudaram na aplicação da inteligência artificial no cotidiano, revolucionando os campos da ciência e da engenharia. A tecnologia também chegou à área da saúde, auxiliando na interpretação de exames de imagens, como a mamografia, e corrigindo a posição em exames de ressonância magnética.
O que é o Prêmio Nobel?
O prêmio Nobel é uma das principais premiações do mundo para o reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos e pesquisas em benefício da humanidade. A cerimônia de entrega do título é feita anualmente, em Estocolmo, na Suécia.
O prêmio leva o nome do inventor, empresário e cientista Alfred Nobel, que, em seu testamento de 1895, destinou mais de 90% de sua fortuna a uma série de prêmios em física, química, fisiologia ou medicina, literatura e paz. A Fundação Nobel só surgiu em 1900, com sua primeira edição da premiação em 1901.
Entre os laureados Albert Einstein (1921), pelos estudos sobre o efeito fotoelétrico, Roberto Koch (1905), pela descoberta da causa da tuberculose, e Martin Luther King (1964), por seu ativismo em diferentes áreas dos movimentos civis. Malala Yousafzai também já recebeu o prêmio, em 2014, pela luta contra a repressão de crianças e jovens.
+ Nobel de Medicina vai para pesquisadores que descobriram os microRNAs
Os anúncios dos ganhadores do Prêmio Nobel de 2024 continuarão ao longo desta semana. Na quarta-feira (9), será revelado o vencedor do Nobel Química. Em seguida, serão anunciados os ganhadores em Literatura (10) e da Paz (11). Já na próxima semana, na segunda-feira (14), será a vez do prêmio de Economia.