Publicidade
Mundo

Polícia mata homem que tentava incendiar sinagoga na França

Suspeito foi atingido após avançar contra os policiais com uma faca

Imagem da noticia Polícia mata homem que tentava incendiar sinagoga na França
Polícia respondeu chamado às 6h45 (horário local) | Flickr
Publicidade

A polícia francesa matou um homem que tentava incendiar uma sinagoga na cidade de Rouen, na Normandia, nesta sexta-feira (17). As equipes responderam ao chamado por volta das 6h45 (horário local), quando encontraram o suspeito. Ele foi atingido por um disparo após avançar contra os policiais com uma faca e uma barra de metal.

+ Geóloga diz ter desvendado local onde Mona Lisa foi pintada

Pelas redes sociais, o prefeito de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, disse que o homem teria subido em um contêiner de lixo e jogado "uma espécie de coquetel molotov" dentro da sinagoga, iniciando um incêndio. O fogo foi extinto pouco tempo depois, mas, segundo o prefeito, as chamas causaram "danos significativos" no templo religioso.

“Quando a comunidade judaica é atacada, é um ataque à comunidade nacional, um ataque à França, um ataque a todos. É um susto para toda a nação", disse Mayer-Rossignol.

Duas investigações separadas foram abertas pela promotoria da cidade, sendo uma sobre o incêndio na sinagoga e outra sobre as circunstâncias da morte do indivíduo morto pela polícia. A última, comandada pela Inspetoria Nacional da Polícia Francesa (IGPN), é aberta automaticamente sempre que um cidadão é morto pela polícia.

A França vem registrando milhares de atos antissemitas desde outubro do ano passado, quando Israel declarou guerra contra o grupo extremista Hamas. Os atos acontecem, sobretudo, contra judeus, em resposta ao ataque sem precedentes de Israel à Faixa de Gaza. Mais de 1,5 mil ocorrências já foram registradas, sendo 366 apenas em 2024.

Publicidade

Assuntos relacionados

França
Polícia
Crime
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade