Pintura de 50 milhões de euros é danificada por criança em museu na Holanda
Dano ocorreu durante um "momento de descuido", disse um porta-voz do museu Boijmans, em Roterdã
SBT News
Uma pintura do artista americano Mark Rothko, avaliada em 50 milhões, foi 'severamente' danificada por uma criança durante uma exposição no museu Boijmans, em Roterdã, na Holanda.
O dano ocorreu durante um "momento de descuido", disse um porta-voz do museu ao meio de comunicação holandês Algemeen Dagblad (AD). A criança teria passado a mão na parte inferior da obra 'Grey, orange on maroon, no. 8', deixando "alguns arranhões visíveis na camada de tinta não envernizada"
+ Quase 9 mil migrantes morreram em rotas migratórias em 2024, diz ONU
A obra estava exposta com trabalhos de Pieter Bruegel a Salvador Dalí, além de outras obras de Rothko, conhecido por suas pinturas abstratas com "campos de cor flutuantes".
+ Banana colada à parede com fita adesiva é leiloada por R$ 36 milhões nos EUA
A obra danificada foi adquirida pelo Museu Boijmans em 1970 e é um dos dois raros Rothkos nos Países Baixos. A pintura é uma das mais valiosas do museu.
O museu informou que ainda não sabe exatamente como a obra será restaurada, e que isso está em estudo. Os danos são visíveis na parte onde a tela está esticada sobre a moldura. “Estamos investigando atualmente, em colaboração com especialistas, quais serão os próximos passos para o tratamento. Esperamos que a obra possa ser exibida novamente no futuro.”