Netanyahu diz que quer assumir o controle de toda a Faixa de Gaza
Primeiro-ministro de Israel afirma que não quer governar o enclave e que pretende entregá-lo às Forças Armadas que o "governarão adequadamente"
SBT News
com informações da Reuters
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira (7) que o país pretende assumir o controle de toda a Faixa de Gaza.
“Pretendemos fazê-lo”, declarou Netanyahu em entrevista à emissora norte-americana Fox News.
Ao ser questionado se Israel manteria o controle total do enclave palestino, onde vivem mais de 2 milhões de pessoas, o premiê negou essa intenção.
"Nós não queremos manter o controle. Queremos estabelecer um perímetro de segurança. Não queremos governar Gaza, não queremos estar lá como governo. Queremos entregá-la a Forças Armadas que a governem de forma adequada, sem nos ameaçar, e que ofereçam uma boa vida à população de Gaza", afirmou Netanyahu.
Em maio, o primeiro-ministro já havia dito que Israel controlaria toda a Faixa de Gaza. Nos próximos dias, ele deve reunir seu gabinete para decidir os próximos passos na guerra, que já dura 22 meses e deixou 61 mil palestinos mortos. Até o momento, não há qualquer acordo de cessar-fogo à vista.
Enquanto isso, a crise humanitária no enclave se agrava. Mais de 100 pessoas morreram de fome no último mês, incluindo crianças. A situação gerou críticas de países aliados, que assinaram um documento manifestando o desejo de reconhecer o Estado da Palestina antes da Assembleia Geral da ONU, marcada para setembro.