Netanyahu diz que Israel está perto de “conquista significativa” e espera anunciar retorno de reféns
Primeiro-ministro afirmou que negociações com o Hamas estão em fase final e que tropas israelenses manterão controle estratégico sobre Gaza

Reuters
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste sábado (4) que o país está “à beira de uma conquista muito significativa” e que espera anunciar em breve o retorno dos reféns mantidos pelo grupo Hamas.
Em uma declaração em vídeo, Netanyahu disse estar confiante de que conseguirá anunciar o retorno de todos os reféns — tanto os vivos quanto os mortos. Segundo ele, as negociações ainda não estão concluídas, mas avançam positivamente.
+ Israel reduz ataques em Gaza após pressão de Trump por cessar-fogo e libertação de reféns
+ Polícia de Londres prende ao menos 442 pessoas em protesto pró-Palestina após ataque em sinagoga
A equipe de negociação israelense deve seguir para o Cairo, no Egito, e o premiê afirmou ter orientado o grupo a encurtar ao máximo o processo. Netanyahu acrescentou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não tolerará manobras de adiamento, atrasos ou evasões por parte do Hamas”.
O líder israelense também declarou que o Exército manterá o controle das áreas que “determinam a profundidade” da Faixa de Gaza e que, em uma segunda fase, “o Hamas será desarmado" e a região será desmilitarizada.
O Hamas, por sua vez, afirmou estar pronto para entregar reféns e aceitar parte das condições do plano proposto por Trump para encerrar o conflito. O grupo também pediu novas rodadas de negociação sobre pontos centrais do acordo — movimento recebido com alívio na Faixa de Gaza, aonde grande parte das casas está em ruínas.