Publicidade
Mundo

Narendra Modi é favorito a terceiro mandato em eleições na Índia

Pleito começou nesta sexta-feira (19) e será encerrado apenas no dia 1º de junho

Imagem da noticia Narendra Modi é favorito a terceiro mandato em eleições na Índia
Publicidade

Narendra Modi disputa o terceiro mandato consecutivo na Índia, que deu início às eleições nesta sexta-feira (19). Ao todo, os eleitores indianos vão eleger 543 membros para o Lok Sabha — câmara baixa do Parlamento —, que equivale a uma Câmara dos Deputados. O mandato é de 5 anos.

No poder desde 2014, Modi, de 73 anos, é apontado como favorito nas eleições. O atual primeiro-ministro, no entanto, enfrenta a coligação de partidos liderada pelo Congresso Nacional Indiano. Entre os políticos do grupo está o presidente do partido do Congresso, Mallikarjun Kharge.

As eleições na Índia vão até 1º de junho. Até o encerramento, é previsto que milhões de indianos votem nas urnas eletrônicas. Hoje, a população indiana é estimada em ao menos 1,428 bilhão de pessoas.

No país, o primeiro-ministro é escolhido de forma indireta. Isto é, o partido ou coalizão que alcançar 272 assentos, dos 543, no Congresso ganha o direito de indicar o novo primeiro-ministro.

O principal desafio a Modi nas urnas vem de uma coligação de partidos políticos liderada pelo Congresso Nacional Indiano, o maior partido da oposição. Os principais políticos deste grupo incluem o presidente do partido do Congresso, Mallikarjun Kharge, e os irmãos Rahul e Priyanka Gandhi, cujo pai é o ex-primeiro-ministro Rajiv Gandhi. O resultado deve sair no dia 4 de junho.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
Índia
Ásia
Eleições
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade