México envia 37 integrantes de organizações criminosas aos Estados Unidos
Transferência em massa faz parte da cooperação bilateral no combate ao crime e ocorre em meio a tensões sobre o tráfico de drogas



SBT News
com informações da Reuters
O México enviou 37 integrantes de organizações criminosas aos Estados Unidos em meio a tensões com a administração de Donald Trump sobre o combate ao tráfico de drogas.
O secretário de Segurança do México, Omar García Harfuch, afirmou que os criminosos representavam uma ameaça à segurança nacional. Ele acrescentou que, com essa transferência, um total de 92 suspeitos já foi enviado aos Estados Unidos durante a atual administração.
Na semana passada, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e o presidente dos Estados Unidos conversaram por telefone para descartar qualquer intervenção militar norte-americana no país latino-americano. A conversa ocorreu depois que Trump sugeriu à Fox News que os EUA poderiam atacar alvos em terra para combater traficantes de drogas.
Na terça-feira (20), Trump disse que seu governo começaria “muito em breve” a mirar drogas que entram nos Estados Unidos por via terrestre, sem fornecer mais detalhes.
Esta é a terceira vez que o México realiza uma transferência em massa de supostos criminosos para responder a acusações nos Estados Unidos durante o mandato de Sheinbaum.
A primeira transferência ocorreu em fevereiro de 2025, com o envio de 29 pessoas. A segunda foi realizada em agosto, quando 26 suspeitos foram transferidos.








