Mundo

Maria Corina Machado diz ter entregue medalha do Nobel da Paz a Trump em reunião nos EUA

Líder da oposição venezuelana afirma que gesto simboliza reconhecimento ao apoio do republicano à luta democrática no país

Imagem da noticia Maria Corina Machado diz ter entregue medalha do Nobel da Paz a Trump em reunião nos EUA
María Corina Machado em Oslo | 11/12/2025/Reuters/Leonhard Foeger

A líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, afirmou nesta quinta-feira (15) que entregou sua medalha do Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma reunião que, segundo ela, pode influenciar a forma como o republicano pretende atuar em relação ao futuro político da Venezuela.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Machado descreveu o encontro como “excelente” e disse a jornalistas que ofereceu a medalha em reconhecimento ao que classificou como o compromisso de Trump com a liberdade do povo venezuelano.

Em declarações posteriores à entrevista coletiva, a opositora recorreu a uma metáfora histórica ao recordar que o general francês Marquês de Lafayette teria entregue ao líder independentista Simón Bolívar uma medalha com a imagem do então presidente americano George Washington. Segundo Machado, Bolívar carregou o objeto até o fim da vida.

"Eu disse ao presidente Trump que, há 200 anos, o general Lafayette deu a Simón Bolívar uma medalha com o rosto do presidente George Washington. A partir de então, Bolívar nunca a tirou; ele a usou até o dia de sua morte. Duzentos anos depois, o povo de Bolívar está devolvendo ao herdeiro de Washington uma medalha, neste caso a medalha do Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento ao seu trabalho único pela nossa liberdade”, afirmou.

O gesto, segundo aliados, buscou ressaltar o peso simbólico que Machado atribui ao apoio dos Estados Unidos à luta democrática na Venezuela, além de reforçar seu esforço para influenciar os rumos políticos do país. Trump já havia manifestado, em outras ocasiões, frustração por não ter recebido o Prêmio Nobel da Paz.

Em outubro, Maria Corina Machado foi anunciada como vencedora do Prêmio Nobel da Paz pelo Comitê Norueguês do Nobel, em reconhecimento à promoção dos direitos democráticos na Venezuela e à sua atuação em defesa de uma transição política no país.

Últimas Notícias