Mais de 1.400 bombeiros tentam conter incêndio florestal que ameaça Los Angeles
Moradores da famosa Sunset Boulevard e de áreas nobres da região precisaram fugir a pé após as chamas bloquearem estradas
SBT News
O Governo da Califórnia mobilizou mais de 1.400 bombeiros, incluindo agentes da reserva, para auxiliar no combate aos incêndios florestais fora de controle que avançam por Los Angeles, destruindo casas, bloqueando estradas e forçando dezenas de milhares a sair de casa.
As chamas começaram na noite de terça-feira (7), perto de uma reserva natural nos sopés ao nordeste de Los Angeles, e se espalharam rapidamente devido aos ventos conhecidos como Santa Ana, que atingiram 97 km/h em alguns locais, chegando a 112 km/h na madrugada desta quarta (8), de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia em Los Angeles.
+ Trump publica mapa dos Estados Unidos com Canadá anexado
Outro incêndio, que começou horas antes, devastou o bairro Pacific Palisades, uma área costeira com casas de celebridades. Na pressa para escapar, as vias ficaram intransitáveis, com muitas pessoas abandonando seus veículos e fugindo a pé.
O congestionamento na Palisades Drive impediu a passagem de veículos de emergência, forçando o uso de um trator para empurrar os carros abandonados para o lado e criar um caminho. Imagens da Pacific Coast Highway mostraram destruição generalizada de casas e comércios ao longo da famosa estrada.
+EUA: Motorista que explodiu Tesla usou ChatGPT para planejar ataque, diz polícia
Cerca de 30 mil residentes receberam ordens de evacuação, e mais de 13 mil estruturas estavam ameaçadas. O incêndio devastou áreas como o cânion Temescal e atingiu a famosa Sunset Boulevard, além de danificar partes da Palisades Charter High School.
Um terceiro incêndio começou por volta das 22h30 e rapidamente forçou evacuações em Sylmar, um bairro do Vale de San Fernando ao norte de Los Angeles. As causas dos três incêndios estão sendo investigadas.
A gravidade levou o Departamento de Bombeiros de Los Angeles a fazer um raro apelo para que bombeiros de folga ajudassem no combate às chamas. O vento forte impedia o uso de aeronaves de combate a incêndios, dificultando ainda mais os esforços. Um alerta de ventos fortes estava em vigor até as 18h de ontem.