Incêndio florestal e ventos acima de 160 km/h ameaçam casas em Los Angeles
30 mil pessoas foram notificadas para deixarem suas residências; autoridades alertam para piora das condições
SBT News
Bombeiros enfrentam intensas dificuldades nesta terça-feira (7) para conter um incêndio florestal de rápida propagação nas colinas de Los Angeles, nos Estados Unidos, onde estão localizadas residências de diversas celebridades.
+ Trump diz que considera anexar o Canadá e tomar Canal do Panamá e Groenlândia
A situação foi agravada por uma tempestade de vento que atingiu o sul da Califórnia, alimentando as chamas que podiam ser vistas a quilômetros de distância. Com várias estradas bloqueadas, muitos moradores tiveram que abandonar seus carros e fugir a pé.
De acordo com Kristin Crowley, chefe do Corpo de Bombeiros de Los Angeles, cerca de 30 mil residentes estão sob ordens de desocupação, e mais de 13 mil estruturas estão ameaçadas.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, relatou que "muitas estruturas já foram destruídas", mas as autoridades ainda não divulgaram números precisos sobre os danos.
+ Carcereira brasileira é condenada a 15 meses de prisão em Londres por relação sexual com preso
As causas do incêndio permanecem desconhecidas, e, até o momento, não foram relatadas vítimas. Durante uma coletiva de imprensa, Newsom destacou que o pior dos ventos era esperado entre as 22h de terça-feira e 5h de quarta-feira (8), pedindo cautela aos moradores.
O Serviço Nacional de Meteorologia prevê que a tempestade de vento pode durar vários dias, com rajadas isoladas que ultrapassam 160 km/h nas montanhas e encostas, áreas que não registram chuvas significativas há meses. A intensidade dos ventos de Santa Ana está sendo considerada a mais forte em mais de uma década nos condados de Los Angeles e Ventura.
No bairro de Pacific Palisades, na zona oeste de Los Angeles, um incêndio rapidamente devastou cerca de 5 km², gerando uma densa coluna de fumaça visível em toda a cidade. Moradores de Venice Beach, a 10 quilômetros de distância, também relataram ter visto as chamas. Este é apenas um dos vários incêndios ativos na região.
+ Brasileira morre após cair de quarto andar de prédio na Holanda
Como medida de segurança, trechos da Interstate 10 e da Pacific Coast Highway foram fechados para o tráfego não essencial. Apesar disso, bloqueios em outras estradas fizeram com que algumas pessoas abandonassem seus veículos e aguardassem resgate.
Além disso, cerca de meio milhão de clientes estão sob o risco de cortes de energia para evitar que equipamentos elétricos iniciem novos incêndios.
*com informações da Associated Press