Líder do Hamas chega ao Cairo para tentar retomar negociações com Israel
Objetivo é chegar a um acordo para acabar com a guerra na Faixa de Gaza, iniciada em outubro de 2023

SBT News
com informações da Reuters
O líder do Hamas, Khalil Al-Hayya, chegará ao Cairo nesta quarta-feira (13) para tentar retomar as negociações com Israel. A última rodada, realizada em julho, terminou sem um consenso, com ambas as partes trocando acusações pela falta de progresso na proposta dos Estados Unidos de cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza.
+ Bombardeio israelense em Gaza mata pelo menos 11 pessoas
Segundo Khalil Al-Hayya, as reuniões com autoridades egípcias se concentrarão em maneiras de suspender a guerra, entregar ajuda humanitária e "acabar com o sofrimento” dos palestinos em Gaza.
O diálogo indireto acontece em meio ao plano do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de expandir o controle militar sobre Gaza, previsto para começar em outubro. A ideia aumentou o temor global sobre a devastação generalizada no enclave palestino, que já conta com 90% dos habitantes deslocados e mais de 60 mil mortes.
O plano de Netanyahu também provocou críticas em Israel, com o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas alertando que a nova ofensiva poderia colocar em risco os reféns sobreviventes e ser uma armadilha mortal para os soldados israelenses. Ainda levantou temores de mais deslocamentos e dificuldades entre os cerca de um milhão de palestinos na região da Cidade de Gaza.
Condições de desarmamento
Uma autoridade do Hamas disse à Reuters o movimento islâmico estava pronto para renunciar ao governo de Gaza em nome de um comitê apartidário. A fonte garantiu, no entanto, que o grupo “não abriria mão de suas armas” antes que um Estado palestino fosse estabelecido.