Kamala ou Trump? Veja quem está à frente na disputa pela Presidência dos EUA
Pesquisas eleitorais apontam para votação acirrada; urnas foram aberturas nesta terça-feira (5)
Nesta terça-feira (5), os eleitores norte-americanos vão às urnas para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos. A vice-presidente Kamala Harris, do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, disputam a Casa Branca em uma das eleições mais acirradas da história do país.
+ Eleições nos EUA acontecem nesta terça (5); veja o que você precisa saber
Segundo levantamento da ABC News, Kamala obtém uma pequena vantagem sobre Trump nas médias das pesquisas nacionais – divulgadas até o início desta semana. A democrata, que entrou na disputa após o presidente Joe Biden desistir da reeleição por pressão do partido, contabiliza 48% das intenções de voto, ante 47% de Trump.
Os números ficaram mais apertados com a aproximação do pleito. Até agosto, Kamala registrava uma vantagem de quase quatro pontos percentuais à frente de Trump.
As margens das pesquisas, no entanto, não conseguem prever o resultado das eleições. Isso porque os Estados Unidos usam um sistema de Colégio Eleitoral, que é quando cada estado recebe um número de votos de acordo com sua população, fazendo com que alguns estados tenham mais peso do que outros na hora da apuração.
Por exemplo, a Califórnia, com 39 milhões de habitantes, tem 54 votos, enquanto estados mais rurais, como Montana, que tem 1 milhão de habitantes, conta com apenas quatro votos. O candidato que ganha em um estado leva todos os votos daquele Colégio Eleitoral. É como se ele "zerasse" os votos recebidos pelo adversário naquela região.
Na maioria dos estados, a vitória dos partidos Democrata ou Republicano é quase certa. Por isso, os chamados “estados pêndulos”, onde não há uma preferência política fixa, deixam a disputa mais acirrada. São eles: Pensilvânia, Wisconsin, Michigan, Arizona, Nevada, Geórgia e Carolina do Norte – que somam 93 votos.
+ Por que o presidente dos EUA é sempre um democrata ou um republicano?
Conforme as médias das pesquisas, Trump aparece liderando na Geórgia, Nevada e Carolina do Norte, enquanto Kamala tem preferência em Wisconsin, Arizona e Michigan. Já na Pensilvânia, o cenário é de empate. Isso coloca o republicano na frente da disputa, já que, para ganhar a eleição presidencial, são necessários 270 votos.
Veja as médias das pesquisas nos estados pêndulos:
- Pensilvânia
- Nevada
- Geórgia
- Carolina do Norte
- Michigan
- Wisconsin
- Arizona