Economia

EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário norte-americano

Com foco em terras raras, nióbio e níquel, governo Donald Trump sinaliza apoio ao processamento de minérios no Brasil para fortalecer o mercado ocidental

Imagem da noticia  EUA veem Brasil como parceiro "muito promissor" em minerais críticos, diz secretário norte-americano

Os EUA consideram o Brasil um parceiro “muito promissor” em relação à exploração de minerais críticos, afirma Caleb Orr, secretário assistente de Estado para Assuntos Econômicos, Energéticos e Empresariais dos Estados Unidos, durante coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (11).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Os norte-americanos têm se reunido com diversos países, entre eles o Brasil, para apresentar um plano de um bloco comercial para minerais críticos. O Brasil ainda avalia se participará da iniciativa.

"Os Estados Unidos consideram o Brasil um parceiro essencial em minerais críticos, tanto pelas imensas reservas naturais brasileiras desses minerais, quanto pela sofisticação e diversificação da economia do país", afirmou Orr.

Brasil como alvo

O Brasil tem sido alvo de interesse de diversos países devido ao potencial de exploração de minerais críticos como cobre, níquel e nióbio, além de possuir a segunda maior reserva global de terras raras, atrás apenas da China.

"Nossa abordagem reconhece que as cadeias de suprimento exigem parcerias sólidas, seja por meio do processamento no Brasil, nos Estados Unidos ou em ambos, e esperamos continuar trabalhando com o Brasil." completa o secretário.

O presidente Donald Trump intensificou conversas para garantir o abastecimento dos EUA em minerais críticos, após a China reter terras, necessárias para montadoras norte-americanas de carros e outros fabricantes industriais.

Assuntos relacionados

China
Trump
Brasil

Últimas Notícias