Kamala compara Trump a "criminoso" em primeiro discurso como pré-candidata
Vice-presidente disse que "já lidou com criminosos de todos os tipos"; Trump diz que ela é "ruim, senão pior que Joe Biden"
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez seu primeiro discurso como pré-candidata à presidência nesta segunda-feira (22), em Wilmington, Delaware. Logo no primeiro discurso, Harris atacou o candidato republicano, Donald Trump, fazendo referência às condenações do ex-presidente na Justiça.
+ Serviço Secreto americano fez ajustes na segurança de Kamala Harris, diz diretora
"Eu já lidei com criminosos de todos os tipos. Predadores que abusaram de mulheres. Fraudadores que roubaram consumidores. Trapaceiros que quebraram as regras para benefício próprio. Então, me ouçam quando digo: eu sei qual o tipo de Donald Trump", disse a vice-presidente, citando casos em que Trump foi condenado ou está sendo processado na Justiça americana.
Antes do início do fala de Kamala, o presidente Joe Biden, que só havia se pronunciado via redes sociais para anunciar a desistência da candidatura, fez uma ligação elogiando a vice. "Eu quero que as pessoas se lembrem: o que fizemos tem sido incrível", comentou Biden. Kamala respondeu com algumas palavras sobre o colega: "O legado de conquistas de Joe Biden nos últimos 3 anos é incomparável".
No domingo (21), Biden deixou a disputa e declarou apoio à candidatura de Kamala.
Resposta de Trump
Os conselheiros de campanha do ex-presidente Donald Trump, Chris LaCivita e Susie Wiles, divulgaram uma nota em que afirmam que Kamala é "ruim, senão pior, que Joe Biden".
+ Episódio de Simpsons faz previsão sobre Kamala Harris na presidência; entenda
"É uma oportunidade única na vida derrotar não apenas um candidato democrata, mas dois – no mesmo ano!", diz a nota.