Mundo

Justiça dos EUA ordena fim de medidas de Musk para acabar com a Usaid

Chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), bilionário determinou o fim da agência humanitária do governo norte-americano

Imagem da noticia Justiça dos EUA ordena fim de medidas de Musk para acabar com a Usaid

A Justiça dos Estados Unidos determinou, nesta terça-feira (18), que Elon Musk pare de adotar medidas para desmantelar a Usaid, agência americana de ajuda internacional. Chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), o bilionário é apontado como responsável por decisões que visam o fechamento da instituição.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A decisão liminar foi concedida pelo juiz federal Theodore Chuang, de Maryland, que considerou que as ações do departamento liderado por Musk violam as leis americanas.

O governo americano afirma que o bilionário não ocupa um cargo oficial, mas para o magistrado, as declarações públicas e postagens do empresário nas redes sociais indicam seu “controle firme sobre o Doge”, citando uma publicação na qual Musk afirmou ter "alimentado a Usaid no triturador de madeira".

Além de barrar novas ações contra a agência, a Justiça determinou que funcionários e contratados tenham o acesso restaurado aos sistemas da Usaid, incluindo aqueles afastados. O processo foi movido por servidores e ex-funcionários, em meio a diversas ações judiciais contra o rápido desmonte da instituição.

Desde o início do novo mandato de Trump, a Usaid tem sofrido cortes e restrições. Em março, a Suprema Corte determinou que o governo desbloqueasse US$ 2 bilhões para programas internacionais. Musk tem criticado políticas de diversidade e inclusão e se alinhado ao discurso de Trump, que suspendeu o financiamento de auxílios internacionais ao reassumir a presidência.

*Com informações da Associated Press

Últimas Notícias