Publicidade
Mundo

Elon Musk diz que vai fechar USAID com apoio de Donald Trump

Funcionários foram instruídos a não irem à sede da organização de ajuda humanitária, em Washington

Imagem da noticia Elon Musk diz que vai fechar USAID com apoio de Donald Trump
Elon Musk, dono do X | Divulgação
Publicidade

Funcionários da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) foram instruídos a não comparecer à sede da organização em Washington nesta segunda-feira (3), segundo um comunicado interno. A decisão veio após o bilionário Elon Musk anunciar que o presidente Donald Trump concordou em fechar a agência.

Segundo relatos de funcionários da USAID, cerca de 600 empregados foram bloqueados dos sistemas da agência durante a noite. Aqueles que ainda tinham acesso receberam e-mails informando que, por ordem da liderança da agência, o prédio permaneceria fechado para o pessoal.

O anúncio ocorreu depois que Musk, que lidera uma revisão dos gastos do governo federal com a aprovação de Trump, afirmou ter conversado com o ex-presidente sobre o fechamento da agência de desenvolvimento, que opera há mais de 60 anos.

+ Trump diz que americanos podem sentir 'dor' com guerra comercial, mas 'valerá a pena'

"Não é uma maçã com um verme dentro", disse Musk. "O que temos aqui é um monte de vermes. É preciso se livrar de tudo. Não há conserto. Vamos encerrar isso."

A declaração de Musk ven após a suspensão de dois altos funcionários de segurança da USAID, John Voorhees e Brian McGill. Segundo fontes da Associated Press, eles se recusaram a conceder acesso a informações sigilosas para a equipe de inspeção do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) comandado pelo bilionário.

Ainda assim, membros do DOGE conseguiram acessar informações sigilosas da agência no sábado (1º). De acordo com as fontes, os funcionários da equipe de Musk não tinham as credenciais de segurança necessárias para visualizar os dados e foram barrados pelos dois nomes da USAID que foram suspensos.

+ Canadá anuncia tarifas de 25% sobre produtos dos EUA em resposta a Trump

Em resposta a uma postagem sobre o caso na rede social X (antigo Twitter), Musk afirmou que a “USAID é uma organização criminosa. Hora de acabar com ela.”

A decisão de fechar a agência gerou reações dentro e fora do governo, com críticos apontando possíveis impactos sobre programas humanitários e de desenvolvimento financiados pelos EUA ao redor do mundo.

*As informações são da Associated Press

Publicidade

Assuntos relacionados

Donald Trump
Elon Musk
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade