Mundo

Justiça da Romênia anula 1º turno das eleições presidenciais após vitória de candidato pró-Rússia

Órgão de segurança indicou que o país foi alvo de "ataques híbridos agressivos russos" durante o pleito; processo eleitoral será refeito

Imagem da noticia Justiça da Romênia anula 1º turno das eleições presidenciais após vitória de candidato pró-Rússia

O principal tribunal da Romênia anulou nesta sexta-feira (6) o resultado do primeiro turno da eleição presidencial do país após o candidato da extrema-direita e pró-Rússia, Calin Georgescu, vencer o pleito que tinha o segundo turno previsto para ocorrer no domingo (8).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Documentos desclassificados pelo conselho de segurança da Romênia indicaram que o país — membro da União Europeia e da Otan — foi alvo de "ataques híbridos agressivos russos" durante o período eleitoral. A corte afirmou que todo o processo eleitoral precisará ser refeito.

“O processo eleitoral para eleger o presidente da Romênia será completamente refeito, e o governo definirá uma nova data e um cronograma para as etapas necessárias”, disse o tribunal em comunicado.

Calin Georgescu, que até 24 de novembro era um candidato nanico no pleito do país, surpreendeu ao ficar em primeiro. Segundo opositores, ele se beneficiou de uma campanha do TikTok que era semelhante às operações de influência conduzidas pelo Kremlin na Ucrânia e na Moldávia, países que também fazem fronteira com a Rússia.

O segundo turno da eleição presidencial teria colocado Georgescu contra Elena Lasconi, uma ex-jornalista de TV liberal e pró-União Europeia.

O primeiro-ministro da Romênia, Marcel Ciolacu, elogiou a decisão do tribunal superior romeno, e disse que o anulamento dos resultados do primeiro turno do pleito é "a única decisão correta".

Últimas Notícias