Publicidade
Mundo

Israel realiza primeiro ataque a Beirute desde o início da trégua com o Hezbollah

Bombardeio deixou 7 mortos e 40 feridos; governo francês, mediador do acordo de paz junto com EUA, condenou a ação israelense que chamou de "inaceitável".

• Atualizado em
Publicidade

Israel realizou nesta sexta-feira (28) o primeiro ataque aéreo contra Beirute desde o início da trégua com o Hezbollah, há quatro meses. O bombardeio atingiu subúrbios ao sul da capital libanesa, deixando sete mortos e 40 feridos. A área afetada era composta por residências, comércios e ao menos duas escolas.

Horas antes do ataque, o Exército israelense havia emitido um aviso para que os moradores deixassem suas casas. Um residente local classificou a ação como "uma violação da soberania do nosso país".

Segundo autoridades israelenses, o ataque foi uma retaliação ao lançamento de foguetes, que teriam sido abatidos antes de atingir o território de Israel. O Hezbollah, no entanto, negou envolvimento nos disparos e acusou Israel de buscar um pretexto para continuar a guerra.

+ Governo Italiano endurece regras para concessão da cidadania por descendência

O cessar-fogo, mediado pelos Estados Unidos e França, entrou em vigor em novembro e previa a retirada de todas as tropas israelenses do Líbano até fevereiro, o que não ocorreu. Atualmente, Israel ainda ocupa cinco localidades próximas à fronteira.

Durante uma visita a Paris, o presidente do Líbano, Joseph Aoun, classificou o ataque como uma violação do acordo de trégua e cobrou uma resposta da comunidade internacional. Ele se reuniu com o presidente francês, Emmanuel Macron, que condenou a ação israelense, classificando-a como "inaceitável".

Macron reforçou que "não houve nada que justificasse o bombardeio" e pediu o cumprimento do acordo firmado. O cenário de tensão entre Israel e Hezbollah reacende temores sobre uma escalada do conflito na região.

+ Trump diz que EUA precisam da Groênlandia para o bem da 'segurança global'

Publicidade

Assuntos relacionados

Hezbollah
Israel
Líbano
Ataque
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade