Publicidade
Mundo

Israel avança em Rafah e intensifica busca por instalações do Hamas

Cerca de 300 mil dos 1,5 milhão de palestinos que se abrigam na cidade fugiram após ordem de evacuação

Imagem da noticia Israel avança em Rafah e intensifica busca por instalações do Hamas
Publicidade

O exército israelense continua avançando com a ofensiva em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Na noite de domingo (12), algumas tropas intensificaram a procura por instalações militares do Hamas no local, enquanto outros soldados seguiram para o norte de Gaza, onde militantes do grupo extremista voltaram a se agrupar.

+ Exército israelense assume controle da fronteira de Rafah com Egito

Rafah é considerada o último reduto do Hamas, segundo as forças israelenses. Até o momento, cerca de 300 mil dos 1,5 milhão de palestinos que se abrigam na cidade fugiram após a ordem de evacuação de Israel, que prometeu aumentar a ofensiva no local.

A ação é fortemente criticada por líderes e organizações internacionais, que temem uma “carnificina” na cidade. Na última semana, o Egito, que faz fronteira com Rafah, emitiu um comunicado condenando a ofensiva, dizendo que pretende se unir formalmente ao caso da África do Sul na Corte Internacional de Justiça, o qual acusa Israel de genocídio.

+ Biden afirma que não vai fornecer armas para que Israel ataque Rafah

Volker Türk, chefe de Direitos Humanos das Nações Unidas, também se pronunciou contra a operação em Rafah, afirmando que uma invasão em grande escala não pode ser conciliada com o Direito Internacional Humanitário, resultando em “consequências catastróficas”. “Devemos fazer de tudo para impedir a escalada”, disse.

Publicidade

Assuntos relacionados

Israel
Faixa de Gaza
Rafah
Hamas
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade