Israel avança em Rafah e intensifica busca por instalações do Hamas
Cerca de 300 mil dos 1,5 milhão de palestinos que se abrigam na cidade fugiram após ordem de evacuação
O exército israelense continua avançando com a ofensiva em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Na noite de domingo (12), algumas tropas intensificaram a procura por instalações militares do Hamas no local, enquanto outros soldados seguiram para o norte de Gaza, onde militantes do grupo extremista voltaram a se agrupar.
+ Exército israelense assume controle da fronteira de Rafah com Egito
Rafah é considerada o último reduto do Hamas, segundo as forças israelenses. Até o momento, cerca de 300 mil dos 1,5 milhão de palestinos que se abrigam na cidade fugiram após a ordem de evacuação de Israel, que prometeu aumentar a ofensiva no local.
A ação é fortemente criticada por líderes e organizações internacionais, que temem uma “carnificina” na cidade. Na última semana, o Egito, que faz fronteira com Rafah, emitiu um comunicado condenando a ofensiva, dizendo que pretende se unir formalmente ao caso da África do Sul na Corte Internacional de Justiça, o qual acusa Israel de genocídio.
+ Biden afirma que não vai fornecer armas para que Israel ataque Rafah
Volker Türk, chefe de Direitos Humanos das Nações Unidas, também se pronunciou contra a operação em Rafah, afirmando que uma invasão em grande escala não pode ser conciliada com o Direito Internacional Humanitário, resultando em “consequências catastróficas”. “Devemos fazer de tudo para impedir a escalada”, disse.